Por que tem janela de abastecimento na Stock Car?

Desde que colocaram pitstop na Stock Car nos últimos anos, em algumas oportunidades, não faltou confusão. Uma corrida de Brasília, se não me engano, ano passado ou retrasado, também deu uma bela confusão. Agora me pergunto: porque que tem a abertura de boxe?

Na Stock Car é assim. A partir do 20 minutos de corrida o Box estará aberto para abastecimento e troca ou não de pneus. Você pode parar no momento que quiser depois do 20º minuto e depois que passar por uma placa com uma bola verde no PSP. Ano passado, quando os carros eram abastecidos com gasolina, e não etanol como este ano, os pilotos retardavam o máximo esta parada. Ficavam voltas e voltas na liderança da corrida e quando faltavam duas voltas, entrava para abastecer. Aí caia todas as posições e terminava em 14º. Hoje, com etanol, não é possível alongar a parada. Porque como gasta mais, o piloto pode ficar sem combustível.

Agora o que eu não entendo é porque o Box não fica eternamente aberto. Não teríamos esta confusão de 20º minuto, de passou ou não pela placa de boxe aberto. Se o piloto e equipe quer parar com 10 minutos de corrida pode parar. Mas com certeza não vai concluir a corrida porque lhe faltará etanol.

Uma tese que já escutei. Que esta janela é a pedido da TV e com aval do Carlos Col, responsável da Vicar. Porque com esta janela, aberta no 20º minuto, a corrida fica interessante e neste momento, em três ou quatro voltas, todo mundo tem que parar. Isto deixa o boxe movimentado e as disputas na pista aumentam. Se não fosse assim, cada uma faz sua estratégia maluca e os carros ficam muito separados durante a prova. Um para agora, o outro já parou, o outro vai parar depois. Não existe para a TV aquela expectativa de “Box aberto. Lá vêm eles. Bla bla bla”.

Mas, com as confusões que estão acontecendo, será que vale toda esta ‘difícil’ regra de Box aberto apenas a partir do 20º minuto?

Sei lá.

Esse post foi publicado em Coisa Séria, Stock Car e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Por que tem janela de abastecimento na Stock Car?

  1. Não acho interessante a intervenção da TV numa questão interna do automobilismo, a TV esta para transmitir a corrida e não para fazer exigências nas regras.
    Uma das coisas que a TV gosta de fazer com a categoria é fazer com que as equipes vendam um produto para os patrocinadores, e depois, na hora da corrida onde a equipe tem que cumprir a parte do contrato firmado com o patrocinador que diz que tem transmissão televisiva ao vivo, etc… A TV simplesmente não passa na íntegra e cria um constrangimento da equipe com quem lhe financia.

  2. Paulo Figueiredo disse:

    Bem, desculpa de TV não faz mais sentido. Afinal, o q tem passado de corrida da Stock na TV. Na verdade acredito q é mais uma estrategia pra aumentar a exposição dos dois principais fornecedores da categoria (Cosan e Goodyear). Um detalhe que precisa ser lembrado nessa discussão é que todas as confusões que ocorreram ate hj foram criadas justamente pela direção de prova. Regras mal interpretadas, autodromos com boxes sem estrutura, e ate informações erradas da propria direção de prova…
    Bem, a categoria parece q vai bem obrigado. O ultimo apague a luz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s