Cesar Ramos testando um Fórmula 1

Ele é o primeiro kartista que eu entrevistei pelo Allkart e que testou um Fórmula 1. O gaúcho é gente boa. E o mais importante: acelera!

O gaúcho Cesar Ramos testou nesta quinta-feira um carro de Fórmula 1. Um carro da equipe Ferrari. Cesinha ganhou o direito deste teste depois de conquistar o título de Fórmula 3 Italiana. O piloto gaúcho é o primeiro kartista na minha “era” no Allkart que testou um Fórmula 1.

O Allkart está no ar desde fevereiro de 2000. A primeira ‘turma’ do site, Alexander Lopes e Igor Dutra, tiveram o prazer de cobrir os principais campeonatos de kart do Brasil e até Europa – (Mundial de Kart de Braga, 2000). Alexander então, entrevistou Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi, primeiros pilotos ‘do’ Allkart que chegaram a Fórmula 1.

Eu entrei no Allkart em julho de 2003. Sendo assim, Cesinha Ramos foi o primeiro piloto de kart que eu entrevistei que testou um Fórmula 1.  E foi em 2003 que ele conquistou o bicampeonato Brasileiro de Kart. Foi em Itumbiara, Goiás. A matéria do Allkart esta aqui.

Depois em 2006 ele conquistou uma pole position na Graduados A, principal categoria do kartismo. A foto dele na matéria é muito legal. Está aqui.

Fico contente com este teste do Cesinha. Sempre foi um garoto bem legal dentro e fora das pistas. Acelera forte. E é um cara muito engraçado. Sempre brincando.

Vocês me perguntam: e o Luiz Razia, que treinou de Fórmula 1 com um carro da Virgin? Então. Cobri muito o Razia pelo Allkart. Inclusive um título nacional. Mas este teste foi pelo contrato dele com a equipe. Ele foi piloto de testes durante um ano e por este “trabalho” ganhou um teste. Este do Cesinha foi uma conquista de verdade. Na pista. Com méritos. Nada contra o Razia. Mas este teste do Ramos, para mim, tem muito mais valor que o teste do baiano.

Abaixo a entrevista do Cesar Ramos sobre o teste. Abaixo do vídeo, a matéria da sua assessoria de imprensa sobre o teste.

F-1: “Uma experiência incrível”, diz Cesar Ramos após teste com a Ferrari

Campeão da F-3 Italiana foi o primeiro a andar no circuito de Vallelunga e, apesar das condições de pista úmida, mostrou uma ótima perfomance

O “grande dia” do gaúcho Cesar Ramos finalmente chegou. Exatamente às 9h30 na Itália (5h30 no Brasil), desta quinta-feira (dia 2), o piloto acelerou um Fórmula 1 pela primeira vez. O teste com a equipe Ferrari – prêmio pela conquista do título da F-3 Italiana – aconteceu em Vallelunga, próximo a Roma.

Foram quatro saídas e o total de 30 voltas. O único empecilho foi a condição da pista. Nos dois últimos dias, choveu muito na região, bem como na noite anterior ao teste. Com o asfalto molhado, Ramos só pôde passar pneus slicks novos na última saída dos boxes, quando a pista estava secando. O piloto registrou sua melhor volta em 1min17s100.

Além de Ramos, o monegasco Stephane Richelmi (vice-campeão da F-3 Italiana) e o italiano Andrea Caldarelli (terceiro colocado) também participaram da sessão. A ordem do teste respeitou a classificação final do campeonato. Mesmo enfrentando situação melhor, Richelmi não conseguiu ser mais rápido que o brasileiro e virou em 1min17s970. Já Caldarelli foi quem teve a melhor condição. Testando à tarde, pegou pista seca o tempo todo, passou dois jogos de pneus slicks novos e fez o tempo de 1min16s360.

“Como eu esperava, foi uma experiência incrível. O carro é superior ao que eu imaginava. A única coisa complicada é que fui o primeiro a andar e peguei pista úmida. Perdi um pouco de tempo para me adaptar e pegar confiança nesta situação. Depois, a pista começou a melhorar, mas só havia um trilho seco e eu tinha de tomar muito cuidado para não errar e sair dessa linha”, comentou o piloto, que se tornou o primeiro gaúcho a acelerar um F-1.

“Só na minha terceira saída dos boxes, coloquei pneus slicks e, na última, passamos um jogo novo. Analisando tranquilamente e olhando o lado positivo, foi muito bom. Provavelmente, os outros pilotos não teriam feito melhor nas condições que eu andei. O Richelmi, mesmo enfrentando situação melhor, ficou quase nove décimos atrás do meu tempo. Já o Caldarelli teve vários fatores que o favoreceram: como a pista melhor, ter passado dois jogos de pneus novos, além do fato de já ter guiado um F-1 antes (foi piloto de testes da Toyota)”, continuou Ramos.

“Mas o importante é que cumpri o meu objetivo de conhecer o carro e progredir a cada saída. Foi uma pena não pegar condições melhores na pista, mas não tínhamos como adivinhar. Poderia ter amanhecido com sol e chovido depois. Faz parte do jogo”, destacou.

“O retorno que tive do pessoal da equipe Ferrari também foi muito bom. Todos gostaram e elogiaram bastante. Enfim, foi demais cada momento do teste, desde que liguei o carro até a última volta. Vai ser um dia inesquecível”, completou Ramos.

O piloto ficará na Europa até dia 10, onde continua negociando para a temporada 2001, e depois embarca para o Brasil.

Ramos iniciou sua carreira no kart em 1998. Foi bicampeão brasileiro na modalidade (1999 e 2003), campeão Sul-brasileiro (1999) e campeão paulista (2004). Em 2007, estreou nos monopostos e foi campeão do Torneio de Inverno da F-Renault Italiana. Na temporada 2010, na F-3 Italiana conquistou três vitórias e oito pódios no total.

 

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