É certo proibir/dificultar os pilotos de correrem em outras categorias?

No Brasil temos os campeonatos A, B e C e D e vamos ter E. Quem é corre no A, só poderá correr no E. Quem corre de B, não pode correr de A, C, D e E. Quem corre de C, só poderá correr de também de D. Quem correrá de E, só poderá correr de A. É justo isso?

A coisa que o piloto mais gosta de fazer na vida é correr. É colocar o capacete e disputar o máximo de corridas em uma temporada. E quando o piloto é bom, significa que ele tem salário. Se ele corre e duas categorias, ele recebe em dobro. Mas infelizmente no Brasil tudo se complica. Confesso que não sei dizer se em outros países é assim.

Os responsáveis – promotores – dos campeonatos criam regras para não permitir que o piloto participe de um campeonato concorrente. Às vezes nem é o mesmo estilo de carro, mas é concorrente na audiência. Em 2011 teremos cinco categorias no Brasil. Todos aqui sabem quais são. E as regras para competir em nestas categorias estão explicadas no primeiro (e confuso) parágrafo.

Me parece que a categoria mais ‘egoísta’ é a B. Só pode competir nela e nada mais. Tem o apelo em passar em TV aberta para todo o Brasil ao vivo. A categoria A, para fortalecer o seu novo campeonato, o E, permitirá que os pilotos disputem outros campeonatos (C e D), mas perdem benefícios. (descontos, pastilhas de freios, etc). Este campeonato E, tem a força do organizador do A. Resta saber se atrairá boa parte dos pilotos da categoria A.

A C é uma categoria muito legal. Mas com as novas regras, dificilmente terá os pilotos das categorias A e B. Ok. Então teremos os pilotos da categoria D. Mas a categoria D, em 2010, foi formada pela sua maioria de pilotos da A. Fato que não será possível em 2011.

A categoria D, coitada. Nasceu em 2010 com muitos pilotos da A. Mas não poderá mais recebê-los. Nem da categoria B. Será que se sustenta?

A categoria E, nascerá para ser o “bem” ou o “mal”. Ou vai receber todos os pilotos da A, ou não receberá ninguém. Pode ser ‘amiga’ da A, mas será inimiga da C e D. É melhor ser amiga de uma forte e inimiga de duas?

Já que escrevi um monte de letras – A, B, C, D e E – junto três destas letras e pergunto: e a CBA? Tem que interferir em prol do piloto? O piloto paga carteirinha.

Vixi…

Mas os campeonatos A, B, C, D e E, também pagam inscrição para a CBA.

Acho que a CBA só vai assistir…

Teste

Você sabe qual é a sequencia de categorias pelas respectivas letras: A, B, C, D e E?

Alternativas:

a) Truck, Stock, Línea, Marcas e GT3

b) Linea, Truck, Stock, GT3 e Marcas

c) Stock, Truck, GT3, Linea e Marcas

d) Marcas, Truck, Stock, Linea, GT3

e) Nenhuma das alternativas

f) Nei, vai tomar no meio do seu %$#@(*&

Esse post foi publicado em Coisa Séria, GT3, Stock Car e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para É certo proibir/dificultar os pilotos de correrem em outras categorias?

  1. tarso marques lima disse:

    os campeonatos citados sao:
    A – sul-matogrossense de autorama
    B – nordestino de rolimã
    C – copa norte de matchbox
    D – campeonato amazonense de enduro (do atari)
    E – copa scmg (catarinense-mineiro) de carrinho de mercado

  2. Ramonn Sedlacek disse:

    a resposta correta seria a letra C? abrxx

  3. Nilo Bezerra disse:

    Nei, acabo de conhecer o seu site e achei bacana.

    Sobre o tema de restringir a participação dos pilotos em determinadas condições:

    Não sei se é certo ou o melhor a fazer, mas também há o ponto de vista de que essa medida forçaria a contratação de novos pilotos e não deixar correr solto a “panelinha”.

    Não desmereço a qualidade de nenhum dos pilotos de nenhuma categoria, sem dúvida são todos profissionais. Mas fala a verdade, é um pouco desanimador ver sempre as mesmas figuras correndo nas principais categorias.

    Abraço!

    • Alê disse:

      quase ninguém é “contratado” no Brasil. Os caras têm que se virar para arrumar grana pra correr. Não vai abrir vaga pra quase ninguém, apenas vai matar algumas categorias – Linea, em primeiro lugar.

  4. Pingback: Calendário 2011 | Bobo da Corte

  5. O Nei é um baderneiro, isso sim. Já, já, a Vicar emite um comunicado informando que não vai restringir a participação de piloto nenhum em séries concorrentes e põe fim a esse falatório mal intencionado. Humpf!

  6. Thais Nunes disse:

    Já que sou mulher e loira…
    A de Autorama Sênior
    B de Brasilileiro de Marcas
    C de Cart (porque com “K” não fica brasileiro)
    D de DTM
    E de Estadual de Marcas

  7. highdownforce disse:

    É melhor ser amiga de uma forte e inimiga de duas?
    Os pilotos da D vão abandonar a categoria e migrar para a E.
    Os pilotos da C que estiverem quebrados também vão se refugiar na E.
    E na pior das hipóteses, tem a tal da categoria M aparentada com a A.

    E a pequena porém interessante categoria F, aquela irmã da D, e que já possui um grid minúsculo, será a maior prejudicada pois será ainda menos atrativa será o público. O problema neste caso é que não haverá categoria equivalente para refugiar-se.

    Ah, e claro, há outors danos segundários. Pois existe ainda a categoria H, irmã bastarda da D e da F, que também ficará ameaçada. Neste caso, os pilotos que puderem bancar a categoria S (irmã da C), migram para esta. Os que não puderem vão correr nas rodovias e para embaixo de caminhões.


    Acabo de conhecer o seu ótimo blog, infelizmente através de uma das piores notícias possíveis.

  8. Maria disse:

    Não consigo entender como isso pode acontecer num país formado por amantes do automobilismo, onde não temos nenhum piloto de expressão na fórmula 1 faz tempo…etc

    E quando vemos o fortalecimento das categorias nacionais, com um público fantástico, com patrocinadores de muito peso (nacionais e multinacionais) vem um enciumado da categoria A, que tem menos público que a B, e tenta ferrar com isso tudo.

    Tão querendo transformar a cat A em estilo “F1 brasileira” com slogan: a maior e melhor competição de automobilismo da américa latina.

    Por favor, espero que isso seja mentira.

  9. Sandro MArcon disse:

    Uma vergonha ter que ler noticias como esta nos dias de hoje. Eu que trabalho no ramo de prospecção de patrocinios e com contratos acertados com pilotos da Stock, da Copa Linea, do Itaipava GT Brasil e da F-Truck, me sinto um trouxa ter que correr atras de recursos para colocar meus clientes nas pistas e depois ter que vê-los sendo recusado numa ou noutra categoria por ciumes dos dirigentes. A Organizadora da Cat. “A/E” precisa acordar e ver que logo ela vai estar falida tomando estas atitudes e tenho certeza que isso saiu de lá, pois esta briga já é velha entre ela e a “B” e que agora se espalhou para as “C” e “D”. Estou a 21 anos neste ramo e até hoje só a Organizadora da Cat. “A/E” toma este tipo de atitude. Eles tem muito medo de ver sua categoria falir e criam obstaculos para seus pilotos não andarem em outra. Uma vergonha. Além do mais, esta organizadora precisa acordar também com relação a transmissão. Do que adianta ela gastar um caminhão de dinheiro com a Plim-Plim para passar apenas 10 minutos de corrida, se nem mesmo a emissora tem interesse no automobilismo, pois ela só transmite a F1 por causa da grana dos patrocinadores que aparece na TV, senão já era também, fora que não existe sequer algum respeito com os pilotos e patrocinadores. A gente se mata para convencer uma empresa a investir num determinado piloto ou equipe e no fim o nome dos investidores nem aparece na TV, pois a emissora quer cobrar para aparecer a logo dele e fora que ela também não faz sequer uma entrevista descente, sempre fica escondendo o piloto dentro dos boxes e “sempre” na frente de uma parede sem detalhes ou alguma logomarca . O mais feio disto tudo é ver a CBA assistir toda esta cena e ela ficar sentada sem dar opinião ou tomar alguma atitude. Isso é que dá morar no país do futebol…!!!

  10. Pingback: Divulgado o calendário do Brasileiro de Marcas | Bobo da Corte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s