Duas novas categorias no automobilismo nacional

O que duas novas categorias do automobilismo nacional têm em comum? Curiosamente três fatores: carros alemães, monomarcas e para Gentleman Drivers.

Mercedes-Benz Grand Challenge e DTCC Audi.

As duas categorias foram lançadas esta semana e esperam atrair um tipo de piloto bem interessante. Os Gentleman Drivers. Estes pilotos, na sua maioria, são empresários bem sucedidos e amantes da velocidade. Não tem tanto comprometimento com a “carreira” na pista. Trabalha durante a semana e no fim de semana vai pilotar.

Interessante a criação destas duas categorias. Deve estar tendo um aumento enorme neste numero de pilotos. Mas a formação destes pilotos é legal para o automobilismo? Com certeza. São estes empresários que, pegando gosto pela velocidade, vão patrocinar os pilotos e equipes profissionais. Um exemplo. Marcelo Hahn. Começou competindo de Maserati. Gostou muito. Investiu nele mesmo e no automobilismo. Com a sua empresa apóia Allam Khodair na GT3 e na Stock Car. Então, na minha opinião, estes pilotos são bem vindos.

Citei Maserati acima. Este foi o primeiro campeonato monomarca no Brasil em 2005. Chico Longo trouxe os carros e a maioria dos pilotos que hoje estão na GT3 começaram nesta categoria.

Um fato podemos analisar (visão de Alexander Lopes). A Audi e a Mercedes-Benz se coçaram para entrar no automobilismo nacional tendo como exemplo o sucesso de outra montadora alemã: a Porsche.

A Porsche Cup cresce como ninguém no automobilismo nacional. E este crescimento deve refletir nas vendas.

Confira as informações das duas categorias. Noticias vinculadas no site Retrovisor Online.

Mercedes-Benz Grand Challenge terá pneus Pirelli e transmissão ao vivo pela Rede TV!

Compostos usados na nova categoria serão distribuídos pela Corsa Comercial Ltda., parceira da fabricante italiana de pneus desde 1996. Corridas de domingo passarão ao vivo no canal que veiculou o Itaipava GT Brasil e outras categorias em 2010

A Pirelli será a fornecedora exclusiva de pneus do Mercedes-Benz Grand Challenge, categoria apoiada pela montadora alemã que estreia neste ano como parte integrante do Itaipava GT Brasil – principal evento de carros de Grã-Turismo já realizado no país.

No último dia 10, na sede da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), a empresa reafirmou seu apoio comercial, técnico e de marketing à categoria – durante cerimônia de entrega simbólica dos carros aos pilotos já confirmados na competição.

A distribuição dos pneus Pirelli ficará a cargo da Corsa Comercial Ltda., parceira da fabricante italiana desde 1996. A Pirelli também será fornecedora do GT Brasil e do TNT Superbike – categoria de motovelocidade que foi um dos grandes sucessos do evento em 2010.

“O envolvimento da Mercedes-Benz com a nova competição é muito grande, de modo que o campeonato tem tudo para crescer rapidamente. Neste ano a Pirelli estende ao novo torneio a parceria que mantém com o Itaipava GT Brasil desde sua criação, em 2007, e volta agora a ser a única fornecedora de pneus do evento”, explicou Orlando Sgarbi Filho, diretor da Corsa.

Para atender à nova demanda, a Corsa levará às etapas do GT Brasil uma estrutura ainda maior do que a já tradicionalmente empregada na montagem dos pneus durante o fim de semana de competições.

Além de incremento e melhoria do maquinário, que aumentará a capacidade de trabalho da equipe de pista da Corsa, a empresa mudará a forma de atendimento às equipes durante os finais de semana de corridas.

A montagem de pneus das várias categorias em disputa obedecerá a um cronograma pré-determinado, que tem por objetivo melhorar o sistema de Organização e Método (OM) da borracharia. Isso significa fluxo de trabalho controlado nas várias fases dos serviços de distribuição e montagem de pneus durante as corridas.

Todas estas mudanças seguem metas da Corsa para o atendimento a exigências da SRO, promotora do GT Brasil, e da Pirelli – que dá apoio técnico e de marketing a todos os eventos dos quais participa. Serão mais de 60 carros e 25 motocicletas esperadas em cada uma das etapas do GT Brasil, Mercedes-Benz Grand Challenge e TNT Super Bike.

“Estamos muito ansiosos com a estréia da nova categoria Mercedes, que está sendo vista com muito entusiasmo por todos os envolvidos com o evento. Antonio Hermann e Walter Derani, da SRO, estão se empenhando bastante para que a categoria estréie com muita competitividade e credibilidade, e como fornecedores de serviço para todas as três categorias estamos orgulhosos em fazer parte desse grupo”, declarou Sgarbi.

Rede TV! – A temporada de estréia da Copa Mercedes-Benz será transmitida pela Rede TV! A novidade também foi anunciada nesta semana, e foi viabilizada pelo apoio dado ao evento pela Della Via Pneus, principal distribuidor Pirelli para o mercado de reposição brasileiro. Dessa maneira, a categoria passa a ter grande entrega de mídia a seus patrocinadores, o que cria, também, maior apelo à captação de patrocínio por parte dos pilotos participantes.

Duas corridas por rodada – Com um formato que permite disputas individuais ou em duplas, a Mercedes-Benz Grand Challenge terá duas corridas por rodada, uma realizada aos sábados e outra, aos domingos.

Inova Comunicação – Rafael Durante

DTCC AUDI: Montadora alemã patrocina oficialmente no Brasil um evento somente com carros da própria marca

Audi é patrocinadora master da 2011 Driver Touring Car Cup, que agora integra oficialmente o calendário da Confederação Brasileira de Automobilismo.

É a primeira vez na história mundial da AUDI, que a montadora alemã patrocina oficialmente um evento somente com carros da própria marca.

A Driver, que sempre busca aprimorar e proporcionar novas experiências aos proprietários de supercarros, em parceria com a consolidada empresa Eurobike, traz em 2011 uma nova categoria para o automobilismo brasileiro: a DTCC AUDI.

A categoria, dedicada ao Gentleman Driver, utilizará modelos Audi A3 Turbo preparados pela experiente empresa gaucha MC Tubarão. A preparação dos motores será feita pela Dacar Motorsport.

Este piloto que busca diversão e prazer em dirigir de maneira competitiva e segura, contará com toda a infraestrutura necessária para as provas, sem a necessidade de contratar ou formar uma equipe, nem adquirir o carro.

Serão 6 etapas nos autódromos de Interlagos, Curitiba e Velopark. No próximo dia 19 de fevereiro, um dos Audi A3 de competição, estará no autódromo de Interlagos, ocasião em que os pilotos confirmados para o campeonato, terão o primeiro contato com o carro.

A DTCC AUDI receberá também os patrocínios do Grupo Della Via divisão Racing Wheels e Petrobras, que fornecerá um combustível especialmente formulado para a categoria. Apoio: Pirelli, Scorro Rodas, Sparco e KW Amortecedores.

A preparação dos carros está em ritmo acelerado e a MC Tubarão vem tomando extremo cuidado com os detalhes, para garantir a máxima segurança e performance aos pilotos.

Esse post foi publicado em Coisa Séria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Duas novas categorias no automobilismo nacional

  1. Tatiane disse:

    Só lembrando que os pneus para o DTCC serão fornecidos pela Della Via! abs

Deixe um comentário