Novo formato de treinos da Stock Car

Na etapa da Stock Car deste fim de semana em Interlagos, São Paulo, os pilotos vão ‘enfrentar’ uma nova programação de treinos. No novo formato, a sexta-feira fica bem relax. Em compensação… o sábado fica bem agitado e com treinos longos e tomada de tempos.

Confira a explicação no release do mestre Macio Fonseca:

Stock Car muda formato de treinos em Interlagos

Atividades de pista diminuem na sexta-feira e aumentam no sábado

SÃO PAULO – Motivo de prolongadas discussões entre organização e equipes, a nova programação de treinos da Stock Car para 2011 entrará em vigor neste final de semana em Interlagos. O autódromo paulistano receberá a segunda etapa da temporada e abrirá a pista na tarde de sexta-feira para somente uma sessão de ensaios de 25 minutos para cada um dos dois grupos de 16 carros. Até o ano passado, os pilotos tinham dois treinos de 40 minutos com limite de voltas. Muda também no sábado: ao invés de uma bateria de testes de 40 minutos com quilometragem máxima preestabelecida, serão duas de 50 antecedendo às tomadas classificatórias.

Com foco na racionalização e redução de custos, as mudanças no formato dos treinos começaram a ser debatidas em Brasília e foram praticamente concluídas no fechamento do calendário passado em Curitiba. “Havia uma corrente que defendia o fim das atividades de pista na sexta-feira, mas os pilotos se manifestaram contrários. Depois de muitas conversas, chegou-se a esse meio-termo. Não se treina tanto na sexta-feira e se compensa o que se perdeu de hora de pista no dia seguinte”, explicou Maurício Ferreira, diretor-técnico da Medley/Full Time Sports, equipe dos pilotos Xandinho Negrão e Marcos Gomes.

A Stock Car deu a largada no campeonato há duas semanas em Curitiba. Como não houve testes de pré-temporada e os novos pneus Goodyear seriam utilizados pela primeira vez, não apenas se manteve o esquema anterior como se acrescentou um treino extra na sexta-feira. Ferreira, no entanto, não se mostra totalmente convencido do acerto da decisão. “Os treinos da sexta-feira viraram apenas um shakedown. Vamos apenas colocar os carros para rodar e verificar se está tudo funcionando. Não dará tempo para trabalhar no acerto, o que acabará acontecendo apenas no primeiro treino do sábado”, disse.

Pole em Curitiba e especialista em Interlagos, onde conquistou suas quatro vitórias na Stock Car e a pole na Corrida do Milhão de 2010, Marcos Gomes não gostou das novidades. “Eu preferia manter os dois treinos na sexta-feira porque a gente poderia continuar trabalhando com calma. Agora, as coisas serão feitas com muito mais correria. E há também um prejuízo de exposição para a categoria, já que o remanejamento dos horários não permitirá que a definição da pole seja exibida ao vivo no Globo Esporte”, lembrou.

A programação da Stock Car em Interlagos ficou assim:

6ª-feira

15h40 às 16h05 – Grupo 1
16h15 às 16h40 – Grupo 2

Sábado

09h00 às 09h50 – Grupo 1
10h00 às 10h50 – Grupo 2

11h55 às 12h45 – Grupo 1
13h00 às 13h50 – Grupo 2

15h10 às 15h50 – Treinos classificatórios

Domingo

11h03 – Largada (50 minutos)

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Stock Car e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s