Mudanças na Gt: pontos, programação, etc

A Itaipava GT, que começa na outra semana em Interlagos, São Paulo, apresentou algumas novidades no seu formato. Muda pontuação, programação, pneus, etc.

Dá uma olhada abaixo no release oficial:

Itaipava GT Brasil terá novo sistema de pontuação em 2011

Apenas os dez primeiros colocados de cada corrida marcarão pontos no campeonato, que começa na semana que vem, no autódromo de Interlagos, em São Paulo

As mudanças de regulamento para a nova temporada do Itaipava GT Brasil foram pequenas, mas trouxeram um desafio a mais para os pilotos no campeonato, que tem início marcado para os dias 9 e 10 de abril, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O sistema de pontuação, que contemplava os quinze primeiros colocados no ano passado, está bem mais apertado: vai premiar apenas os dez melhores de cada corrida em 2011.

Para o atual campeão da categoria Itaipava GT3, o paraibano Valdeno Brito, a mudança deve fazer muito bem para as corridas. “Na minha opinião, a nova pontuação é mais compatível com o número de carros que nós temos no grid de largada, porque acaba forçando o piloto a lutar por melhores posições. No ano passado, chegar ali em nono, 10º, dava mais pontos, permitia uma acomodação que agora não será possível”, afirma Valdeno Brito.

É exatamente o objetivo do novo sistema: a quantidade de pontos distribuídos segue a mesma para os primeiros colocados (do vencedor ao piloto que chegar em quinto lugar), mas caiu um bocado do sexto até o 10º. A nova distribuição prevê 20 pontos para o primeiro colocado, 17 para o segundo, 15 para o terceiro, 13 para o quarto, 11 para o quinto, nove para o sexto, sete para o sétimo, cinco para o oitavo, três para o nono e um para o décimo.

CONFIRA UM RESUMO DO REGULAMENTO PARA 2011

OUTRAS MUDANÇAS

A partir desta temporada o Itaipava GT Brasil passa a ter apenas um fornecedor de pneus: a Pirelli. Todos os compostos são importados, fabricados na Turquia.

A programação das corridas neste ano começa mais cedo, com treinos livres já na quinta-feira que antecede a prova.

O Itaipava GT Brasil fará a preliminar da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle, no circuito de rua do Anhembi. Será a primeira corrida de rua da história da categoria.

Testes particulares podem ser realizados na pista que receberá uma corrida até sete dias antes do evento – no ano passado, esse prazo era de no máximo trinta dias.

FORMAÇÃO DE DUPLAS

Os pilotos são classificados em três classes de acordo com o currículo: Ouro, Prata e Bronze. Ouro não pode correr sozinho, nem formar dupla com outro Ouro.

As formações admitidas são: Ouro/Prata (lastro de 75 kg), Ouro/Bronze (50 kg), Prata/Prata (50 kg), Prata (50 kg), Prata/Bronze (25 kg), Bronze/Bronze (sem lastro) e Bronze (sem lastro).

EQUILÍBRIO DE DESEMPENHO

Para equilibrar o campeonato, a CBA determina com antecedência a configuração técnica inicial de cada modelo, com base em testes e dados, com apoio da Comissão GT.

Alguns itens podem sofrer alterações ao longo da temporada: peso mínimo do carro, altura mínima, colocação de restritores, limitação de rotação e limitação de velocidade.

PONTUAÇÃO E CAMPEONATO

O campeão da temporada será aquele que somar mais pontos ao longo do ano, considerando descarte obrigatório do pior resultado de cada metade da temporada (a cada oito corridas).

A pontuação por corrida do Itaipava GT Brasil: 1º 20; 2º 17; 3º 15; 4º 13; 5º 11; 6º 9; 7º 7; 8º 5; 9º 3; 10º 1.

Há um campeonato paralelo com pontuação exclusiva para os pilotos Bronze – é o campeonato Master. Mas eles também pontuam normalmente no ranking geral.

PIT STOP

A entrada para o pit stop obrigatório deve ser feita entre os minutos 20 e 28 da corrida. O tempo total da parada, entre entrada e saída dos boxes, precisa ser de no mínimo dois minutos.

CORRIDA

A duração da corrida neste ano é de 50 minutos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Automobilismo, GT3 e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s