Fim das 3 Horas de Guaporé

Na tarde deste sábado foi realizada as 3 Horas de Guaporé, prova que abriu a temporada 2011 do Campeonato Brasileiro de Endurance. Apesar de apenas cinco carros estarem inscritos na competição, o grid foi formado com 20 carros, já que foi disputado o Campeonato Gaúcho de Endurance.

A equipe Via Italia, com Daniel Serra e Chico Longo foi a vencedora.

Vejam abaixo o release que distribuiu após a prova:

FERRARI F430 GT2 DA EQUIPE VIA ITALIA VENCE NA ABERTURA DO BRASILEIRO DE ENDURANCE EM GUAPORÉ (RS)

Prova começou com pista úmida e trouxe muita emoção no inicio

Na tarde deste sábado, 23 de abril, foi disputada a abertura do Campeonato Brasileiro de Endurance, que leva o nome de Copa das Federações de Endurance. A etapa realizada em Guaporé. Rio Grande do Sul, marcou a reinauguração do Autódromo de Guaporé, que foi reformado e teve um nova camada de asfalto aplicada no seu traçado As fortes chuvas que caíram por toda a madrugada e manhã deste sábado, deixou os pilotos apreensivos para a corrida de três horas de duração. Depois de uma cerimônia com autoridades, foi dada a largada para a corrida. Neste momento a chuva deu uma trégua e a pista estava úmida. A equipe Via Italia, com Chico Longo e Daniel Serra, que marcou a pole position, preferiu partir com pneus para pista molhada. E a estratégia deu certo. Com a Ferrari F430 GT2, o time conquistou mais uma vitória na competição na qual é bicampeã. Hilton Lellis, Diretor Técnico da Via Italia, comentou a corrida. “A chuva e as condições de pista deram uma emoção extra na prova. O inicio foi muito difícil e chegamos a perder a liderança. Depois que a pista secou completamente o Longo conseguiu várias voltas rápidas e passou o carro para o Daniel em condições de buscar a liderança. O Daniel fez um ótimo trabalho e na última troca de pneus e abastecimento o Longo assumiu para vencer. Um ótimo trabalho dos pilotos na pista e da equipe na troca de pneus e abastecimento”, comentou Lellis.

Largando na pole position a equipe Via Italia decidiu não arriscar e partiu com pneus para pista molhada. Decisão acertada, porque os carros que optaram por pneus slick (pista seca) sofreram muito no inicio. Ainda nas voltas iniciais, Longo – que largou – escapou na entrada da reta e foi superado por Lucas Molo, de Ferrari 360. Depois de algumas voltas, Longo veio para o boxe colocar pneus slick. Mas, no final da reta, o piloto deu uma escapada e foi parar na área de escape. Sem nenhuma avaria na Ferrari, o piloto voltou para a pista e conseguiu fazer várias voltas rápidas, entregando o carro a Daniel Serra na 5ª colocação. “No inicio estava muito difícil. O asfalto molhado e escorregadio. Quando tive que colocar pneus slick porque os de chuva estavam desgastados, escapei no fim da reta e perdi algumas posições. Mas consegui manter um bom ritmo depois e o Daniel assumiu a ponta para nós novamente”, comentou Longo.

Serra pegou o carro na 5ª colocação e virando voltas2,5 a3s mais rápidas que os adversários, ele logo veio recuperando posições. Quando o Protótipo Tubarão parou para abastecer, Serrinha já estava pronto para ultrapassa-lo e assumiu a liderança. Nos 20 minutos finais, a equipe Via Italia fez a sua ultima parada para abastecer e trocar de pneus e pilotos. Longo assumiu e com voltas extremamente rápidas manteve a vantagem e cruzou a linha de chegada depois de 3h1min08s316. Serrinha comentou o resultado. “O clima deixou a corrida mais equilibrada. Os protótipos gaúchos e a Ferrari do Molo valorizaram muito a nossa vitória. Gostamos muito de competir em corridas Endurance. A Ferrari F430 GT2 é um carro excepcional. O trabalho da equipe, na estratégia e nos pitstops também foi excelente”, disse o piloto.

A próxima etapa acontece no dia 10 de julho nos500 KMde Brasília, Distrito Federal.

Resultado das 3 horas de Guaporé:

1)    Chico Longo/Daniel Serra – Ferrari F430 GT2 – Classe I – 3h01min08s316

2)    Geciel de Andrade/Bruno Justo – Protótipo MC Tubarão – Classe I – a 6 voltas;

3)    José Ribeiro/Nilson Cintra – Protótipo MXR – Classe II – a 9 voltas;

4)   AndersonToso/Vitor Mezzomo/Vilson Júnior – Ford Fusion – Classe III – a 11voltas;

5)    Henry Visconde/Ricardo Landi  – BMW M3 GTR – Classe III – a 14 voltas;

6)    Fernando Poeta/Alexandre Silveira/Carlos Steyer – Ferrari 430 – Classe I – a 14 voltas;

7)    Pierre Ventura/Gustavo Martins/Felipe Toledo – Protótipo MRX – Classe I – a 23 voltas;

8)    Fabiano Baretta/Márcio Martins – Gol – Classe IV – a 24 voltas;

9)    Marcelo Botizzo/Francisco Rossi –  Spyder VW – Classe II – a 24 voltas;

10)                      Cristiano de Almeida/Rafael Biancini – Fiat Línea – Classe III – a 25 voltas;

11)                      Felipe Roso/Vinicius Roso/Cláudio Ricci – Maserati – Classe II – a 27 voltas;

12)                      Airton Diehl/Isadora Diehl/Roberto Trenttin  – Gol – Classe IV – a 28 voltas;

13)                      Lucas Molo/Anderson Faria – Ferrari 360 GT2 – Classe III – a 49 voltas;

14)                      Cali Crestani – Tornado-Suzuki – Classe II – a 54 voltas;

15)                      Edson Postal – Classe II – a 56 voltas;

16)                      Luciano Mottin/Cláudio Ricci – Protótipo CR VW – Classe I – a 64 voltas;

17)                      Délcio Dorneles Neto/Marcelo Dorneles/Renato Dorneles – VW Voyage- Classe IV – a 109 voltas

18)                      Carlos Belleza/Pedro Ávila – Chevrolet Corsa – Classe IV – a 112 voltas;

19)                      João Carlos de Andrade/Geciel de Andrade – Audi A3 – Classe III – a 114 voltas;

20)                      Gustavo Frey/George Frey/Sérgio Cardoso – Dallara-Opel – Classe II – a 123 voltas.


Esse post foi publicado em Automobilismo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Fim das 3 Horas de Guaporé

  1. Gerson disse:

    5 carros inscritos para o Campeonato Brasileiro !!! Isso demonstra a falta de confianca das equipes de SP, Rio, Curitiba, Brasilia na organizacao deste campeonato pela CBA…. E’ a falencia total do automobilismo brasileiro, decretado pela CBA.

  2. Pingback: Copa das Federações de Endurance | Bobo da Corte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s