A nossa Fórmula 3 prepara ‘tão bem’…

Neste fim de semana, principalmente hoje, muito está se falando do desempenho dos brasileiros na F3 Inglesa. Luis Felipe Nasr, filho do Samir e sobrinho do Amir, lidera a competição depois de três vitórias em seis corridas disputadas. O vice-líder do campeonato, o brasiliense Lucas Foresti (que também já ganhou uma prova) é outro que a imprensa está mandando bons elogios. Mas o grid também conta com outros três brasileiros.

Pietro Fantin, que conquistou um pódio nesta segunda-feira, é o 7º colocado no campeonato com 31 pontos; Pipo Derani soma dois pontos e Yann Cunha, ainda não marcou nas seis provas disputadas.

Agora um lembrete. Cunha é o atual campeão Sul-americano de Fórmula 3. Será que ele chegou preparado para a divisão inglesa? Campeão em um campeonato que raramente passa de 10 carros no grid ajuda?

A história dos outros brasileiros.

Nasr não competiu aqui no Brasil. Já estreou direto no automobilismo europeu competindo de Fórmula BMW. Logo destacou-se. Ta certo que treinou muito no Autódromo de Brasília, onde fica a sede da equipe da sua família. Mas campeonato mesmo, só na Europa.

Foresti disputou sim a F3 Sul-americana. Com destaque. Mas depois que foi para a Europa em 2010, precisou de muita KM para hoje ser um piloto de ponta na F3 inglesa.

Fantin disputou uma ou outra corrida aqui no Brasil de F3. Preferiu treinar, treinar, treinar e disputar uma ou outra corrida de F3 Inglesa. Começou bem o campeonato, com um pódio e o 7º lugar na classificação depois de seis corridas.

Pipo Derani também não começou no Brasil. Disputou o alemão de F3 ano passado e este ano estreia na F3 Inglesa. Andou de F3 no Brasil pela primeira vez este ano no Brazil Open. Fez quatro corridas.

Yann Cunha. O atual campeão de F3 Sul-americana. Não conseguiu ainda marcar pontos em seis corridas. Seus resultados: 14º, 13º, 13º, 13º, 12º e 16º. Ele disputou dois anos de F3 por aqui.

Vale lembrar que ele ganhou as 500 Milhas de Granja Viana ano passado.

Aí paramos para analisar. Será que a Fórmula 3 Sul-americana realmente prepara o piloto para a estreia na Europa?

Um fato que lembrei agora. Será que o Campeão de F3 Sul-americana ainda recebe a Super Licença para F1? Lembro que tinha esta história anos atrás.

Sei não. Eu torço para a F3 Sul-americana, não só aumentar o grid, como formar melhor os pilotos. Mas com 10 competindo fica difícil.

Esse post foi publicado em Automobilismo, Coisa Séria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para A nossa Fórmula 3 prepara ‘tão bem’…

  1. Will disse:

    Nei, temos que ver a equipe em que o cara está. Óbvio que concordo que a F3 Sulamericana está uma zona. mas automobilismo é 75% carro…

  2. Lito Cavalcanti disse:

    Nei, você está certo ao criticar a F-3 sul-americana, hoje completamente falha como categoria de formação. Mas o Yann Cunha tem como atenuante o fato de não ter participado de nenhum teste de pré-temporada. Além disso, a equipe dele, a T-Sport, ainda está em abaixo da Carlin, da Fortec e da Hitech. Não que ele fosse vencer corridas de cara se tivesse feito a pré-temporada, mas alguns pontos certamente teria marcado.

    • neitessari disse:

      Oi Lito, concordo com você. Os outros brasileiros, além de bagagem fora, estão em equipes melhores realmente. O Yann vai ter trabalhao este ano. Muito aprendizado. Que consiga ($$$) manter-se na F3 em 2012 e com uma estrutura melhor.
      Abraços

  3. Arnaldo disse:

    E os outros brasileiro que correram a F3 sulamericana e foram campeões da inglesa …
    Parabéns pelo post , mais muito incompleto .

    • neitessari disse:

      Olá Arnaldo. Na época que os Brasileiros foram campeões na F3 Inglesa a F3 Sul-americana era muito forte. Tinham adversários argentinos, grids com mais de 20 carros, corridas no Brasil, Argentina e Uruguai. Estes campeões foram bem preparados. Os nossos últimos campeões, na minha opnião, não conseguem se preparar tão bem.
      Abraços

  4. fernando amaral disse:

    olá Nei.
    não tenho certeza, mas quase, acho que acabou a concessão de superlicença para o campeão da F3 sulamericana. mas também creio que isso ficou mais restrito em todo mundo, não sei, por exemplo, se o campeão da inglesa ainda a recebe por conta do título. a verificar.
    hehe, não fui de muita ajuda, né não?

    e não consigo me lembrar de campeões sulamericanos também conquistarem o britânico – acho que só o Nelson Angelo. tem outros?

    ótimo seu blog , deveras divertido, e também me deixou emocionado com o post que mostrou o programa do paulista de super-vê em interlagos nos idos de 1975. eu estive lá na ocasião!

  5. Dilson Motta disse:

    Olá Nei!
    Meu nome é Dilson Motta, atual produtor da F3 Sul americana. Assumi a categoria em 2008 e a situação e continua sendo difícil. Mas aos poucos vamos tentar levar a categoria aos bons tempos. Sobre a superlicença ela ainda é dada, mas nenhuma equipe de Fórmula 1 hoje contrata pilotos diretamente da F3, quer seja a inglesa ou a européia, quanto mais a nossa. De 2009 prá cá conquistamos vitórias, mas ainda falta muito! Esse ano acabamos de fechar um acordo com a Confederação argentina e termos 3 pilotos disputando essa temporada que se reiniciará em Julho. Qualquer informação que precise ou sugestão estou à disposição. Um abraço e parabéns pela coluna!

    • neitessari disse:

      Olá Dilsom, td bem?
      Por muito tempo acompanhei de perto a F3 trabalhando com o Bassani. “Fomos” campeões com o Nelson Merlo. Torço muito para a F3. Tenho muitos amigos ali: pilotos, equipes, assessores de imprensa.
      Com a F3 participando do BR de Marcas poderia acomphar mais de perto.
      Parabens pelo trabalho e a luta. Sei o quanto é dificil.
      Um abraço
      Nei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s