Quem vence: honestidade ou malandragem?

Ontem fui ao Supermercado Extra ao lado da minha casa aqui no Itaim Bibi. Decidi experimentar um novo sistema de compras. É uma máquina, que parece uma pistola e que vai pegando o código de barras dos produtos. No fim da compra, com os produtos no carrinho, vou para um caixa especial que faz a leitura desta maquina e já fecha o valor final da compra.

O aparelhinho é legal. Mostra promoções, é possível aumentar ou diminuir o numero de produtos. No EUA eu vi inúmeros supermercados utilizando esta facilidade.

Agora os detalhes importantes.

Comprei um produto que a etiqueta mostrava um valor e a maquina outro. Menos mal que o valor na máquina era menor que o da etiqueta. Mas, mesmo assim, pode dar problemas. Ou causar dúvidas.

Falando em problema, o maior deles.

A honestidade do brasileiro. Explico.

O carrinho com as compras não é conferido pelo fiscal do caixa. Ou seja. Eu posso registrar na minha maquininha cinco pacotes de TANG e estar no meu carrinho com oito pacotes. Não é feita esta conferencia. Quando maior a compra, a facilidade em enganar – ou no caso, roubar, o supermercado é grande.

O funcionário me disse que corre este risco mesmo. E que este sistema está em testes. E que aquela loja é a primeira a receber esta maquininha.

Quanto tempo será que vai durar este sistema? A honestidade vai vencer a “malandragem”?

Duvido.

Espero estar queimando a língua.

Esse post foi publicado em Causos do Nei, Coisa Séria e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Quem vence: honestidade ou malandragem?

  1. Emílio Campos disse:

    Bem, aqui não é Suécia…

  2. Beatriz disse:

    Apesar de termos a tendência a generalizar e achar a malandragem impera, temos que começar a pensar que os bons sobrevivem…. E que as pessoas parem de querer levar vantagem em tudo.
    Como eu sempre digo, é tudo uma questão de respeito com o próximo…

  3. Chispa disse:

    Eu ja vi tudo…. Vc aproveito que era seu niver e ja saiu roubando media duzia de tang, no caso de te pegar vc ja tinha uma boa desculpa para dar. Falaria que era seu presente de aniversario.
    Como se isso nao bastasse vc ja estudou o sistema, marco donde ficam as cameras, e se preparou para dar o gran golpe. E agora sai falando da honestidade dos brasileiros…..
    Feliz aniversario atrasado ……seu ladrao de suquinho em po…
    KKKKKKKK

Deixe um comentário

