Ontem eu escrevi aqui no blog sobre a Fórmula 3 e a Formula Futuro. As duas únicas categorias de Fórmula do Brasil. Claro, que com razão, os gaúchos entraram em contato comigo para falar sobre a Fórmula 1.6 Gaucha. O Niltão comentou a matéria e a noite, recebi um email de Dudu de Moraes (que é o fórmula da foto. Ele inclusive ganhou esta corrida, na categoria Light).
Dudu é kartista e participa da Fórmula 1.6. Eu o conheci ano passado no Brasileiro de Kart de Florianópolis onde foi campeão. Ele é sobrinho de Clovis de Moraes. Espetacular piloto de Turismo e o primeiro brasileiro a disputar um mundial de kart, em 1967. Vejam este vídeo que eu fiz com o Dudu quando ele foi campeão brasileiro de kart. Chorou. E também entrevistei o seu tio.
Vamos lá. Fórmula 1.6 Gaucha. É o maior grid de Fórmula do Brasil. São 17 carros no grid e a expectativa é de 20 na próxima etapa. A categoria utiliza os antigos Fórmula Ford, motor AP 1.6. Foi a categoria escola dos principais pilotos gaúchos e também de vários pilotos que hoje estão na Stock Car, por exemplo. O grid tem uma mescla de jovens pilotos, experientes, kartistas etc. Um experiente, por exemplo, Fernando Stédile (50 anos), que dá trabalho para os mais novos.
Organização é tudo
Hoje a Fórmula 1.6 tem patrocinadores. Através de sua comissão, composta por pilotos e preparadores, conseguiu um patrocinador que custeia mídia televisiva em três canais fechados, sendo que um deles é o Speed Channel.
Neste fim de semana – 12 de junho – acontece a terceira etapa. O campeonato é disputado em Santa Cruz do Sul, Velopark, Tarumã e Guaporé. Serão oito etapas em 2011.
E os custos?
Categoria escola e ainda por cima acessível. Para participar do campeonato em um esquema competitivo e andar na ponta, se gasta em torno de sete mil reais por etapa. Isto está incluso treino, inscrição, pneu, combustível, peças de reposição e equipe. Se usa um jogo de pneus para cada duas etapas. Cada etapa são duas baterias de 25 minutos.
Sou bom em matemática: 7 mil vezes oito etapas. Ummm: 56 mil reais uma temporada. Aproximadamente. Menos que uma corrida de Fórmula 3. E umas cinco ou seis de Futuro.
Quer jeito melhor de aprender andar de fórmula após o kart?
A categoria conta com um site onde explica todo o campeonato. Os gaúchos são muito organizados no seu automobilismo.
CBAaaaaaaaaaaaaaa…. Oie. Está ai?
Eles conseguem fazer uma categoria de Fórmula que ensina e custa barato.
Por favor CBA, não vá lá estragar tudo!
Obrigado ao Dudu pelo email e informações.
Obs: Dudu, você me convidou para um dia ir falar com toda a família De Moraes em Porto Alegre. Neste convite está incluso o churrasco típico?
Nei, se eles não pagarem eu pago o churrasco pra vc, muito bom seu blog. Abrasss
Pô com certeza, está mais que confirmado! Picanha e costela, tá bom? abraço Dudu
Apenas para constar, já que patrocinador deve ser divulgado. Quem banca a mídia televisiva é a rede de Lojas Benoit, Iniciaram com o patrocínio de uma equipe e gostaram tanto da organização que aceitaram bancar os custos da televisão.
Tchê…. E ééééé bueno andar de Fórmula 1.6!!! Te falo em peleia!!!
Realmente o campeonato é muito bem organizado, e dá umas brigas boas dentro da pista.
Pingback: Categoria de Fórmula bem organizada é sucesso | Bobo da Corte