Vejam o comunicado da Red Bull e a pintura dos carros que vão estar no Rio de Janeiro neste fim de semana.
Estamos de Luto
Há nove temporadas, a Red Bull acredita e investe no automobilismo brasileiro, com um único objetivo: brigar por vitórias. Desde seu nascimento, no Brasil e no mundo, a Red Bull tem o esporte a motor como uma paixão que beira o vício.
Infelizmente, uma série de episódios acontecidos nos últimos anos – culminando com a punição dupla por excesso de velocidade em Campo Grande – nos dão a convicção de que a gestão desportiva fora das pistas, realizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), não está à altura do alto nível de profissionalismo dos pilotos e equipes que participam das competições no Brasil.
Para que isso finalmente aconteça, acreditamos que seja necessária a implementação, com urgência, de importantes mudanças:
1) Profissionalismo dos Comissários Desportivos:
Em qualquer corrida, as decisões dos Comissários têm o poder de consagrar ou jogar por água abaixo o trabalho dos profissionais que arriscam suas vidas dentro da pista. Trata-se de uma responsabilidade imensa, e que portanto deve ser exercida por indivíduos altamente capacitados e com ampla experiência, não por afiliados políticos de Federações estaduais. Como exemplifica a Fórmula 1 atual, o recrutamento de grandes ex-pilotos é uma das melhores soluções possíveis nessa situação;
2) Consistência e coerência nas punições:
A consequência maior de não possuir Comissários profissionalizados é a repetição frequente de casos de “dois pesos, duas medidas”, em que infrações idênticas são sancionadas de formas diferentes – já que, a cada corrida, diferentes membros de uma respectiva Federação estadual são convocados a atuar como comissários, sem necessariamente ter acompanhado os critérios anteriores utilizados em etapas do mesmo campeonato acontecidas em outros estados. Sem consistência nessas decisões, o espírito esportivo dos resultados fica comprometido;
3) Regulamentos mais claros:
A melhor maneira de evitar “zonas cinzas” nos regulamentos técnicos e desportivos é fazendo uma redação completa e coerente dos mesmos. Textos redigidos da maneira atual, deixando decisões sobre diversos pontos “a critério dos Comissários”, inevitavelmente causarão inconsistências;
4) Transparência nas decisões:
Quando pilotos ou equipes são injustamente punidos por erros que não os seus, o que se espera em um campeonato transparente é que esses erros sejam tornados públicos, de modo a preservar a imagem das partes prejudicadas.
Estamos pedindo demais? Acreditamos que não, e que todas as pessoas que realmente gostam e vivem de corridas em nosso país também adorariam ver esses quatro pedidos atendidos. O automobilismo brasileiro merece – e precisa, para continuar a crescer – ser elevado a um novo patamar de profissionalismo fora das pistas.
Afinal de contas, corrida é na pista.
Alô, Red Bull, invista na Copa Classic RS (http://www.copaclassic.com.br), corrida de verdade e sem esses tumultos! hehehe!
Só acho que na minha humilde ignorancia as equipes são a maior culpada pela stock car essa zona que aceitam tudo que a vicar manda e nosso automobilismo no geral estar assim …uma bagunça
Alô, Red Bull, invista na TCC (Turismo Clássico Catarinense) http://www.turismoclassico.blogspot.com, corrida de verdade e sem esses tumultos!
Valeu Niltão, vamos fazer uma “corrente” pra Red Bull investir nos VELHOZES do sul, seja no asfalto ou na poeira.
Com nossas máquinas “velhas”, a gente se diverte e faz a alegria do povo!
TCC e Copa Classic RS na veia!!!
Abraços empoeirados
Amigooooo, para vai.
Essa “Zona toda” é pq punirão o “menino dourado do papai” da categoria, vamos parar de graça.
Tantos outros pilotos são punidos e ficam de boa, mas quando se trata do “Bueninho” vem esse monte de coisas e textos bestas metendo o pau em FASP, CBA e comissários, mas ninguem vai em cima da Vicar para cobrar nada.
Parem de ser nadegões e façam protestos por coisas coerentes.
Sabe pq digo isso, a mesma CBA que fiscaliza a Stock, fiscaliza a Truck e lá ninguem reclama, pq será, seria pq lá não tem Cacá Bueno?
Eu acho o Cacá um banana e o pai dele mais ainda. Nem quero saber o motivo da cor dos carros. Mas que essa pintura ficou do caralho, isso ficou mesmo…
Issaee, Francis! Um dia eles nos descobrirão! hehehe!