Peso extra na Copa Petrobras de Marcas

Bem lembrando no release do Claudio Stringari que na etapa deste fim de semana do Br de Marcas (2ª etapa) os cinco primeiros pilotos no campeonato vão levar o “lastro de sucesso” até o final da temporada. No release abaixo ele explica direitinho o que é.

Como Daniel Serra da equipe Serra Motorsport é o líder do campeonato – veja aqui a classificação – ele vai ter 50 kg de peso extra. Ou seja, vai ter no seu carro a Gisele Budchen de carona. Eu ficaria feliz com este “lastro de sucesso”. Obs: pasmem. Ela pesa 50 kg mesmo.

O release está abaixo e também fala da Chicane que será utilizada em Interlagos.

Chicane e lastro serão novidades do Brasileiro de Marcas em Interlagos

Líder do Campeonato de equipes, Honda/Full Time projeta fim de semana “quente”

Neste fim de semana (16 e 17 de julho) acontece a segunda etapa da Copa Petrobras de Marcas. Será a estreia da competição no Autódromo de Interlagos (SP) e a volta da chicane na Curva do Café – local do acidente que vitimou Gustavo Sondermann na Copa Montana, em abril deste ano.

O traçado alternativo foi utilizado pelo Mundial de Motovelocidade em 1992 e nos testes coletivos da Stock Car em 2008, logo após a morte de Rafael Sperafico, na Pick-up Racing. “Apesar de reduzir as chances de ultrapassagem no final da reta dos boxes, a mudança aumenta a segurança no ponto mais crítico da pista. Por isso, aprovo a medida”, destaca Alceu Feldmann, terceiro colocado no campeonato.

Além da novidade no traçado, o piloto da Honda/Full Time Sports levará no carro o “lastro de sucesso” – adotado pela categoria para aumentar o equilíbrio entre os competidores. “Com os 30 quilos a mais, perderemos de dois a três décimos por volta. Isso nos prejudica não só no treino classificatório, mas também nas corridas, pois o equilíbrio entre as marcas já não permite muitas ultrapassagens. Mas sabíamos dessa regra e teremos que conviver com ela”, avalia o diretor técnico da equipe, Maurício Ferreira.

Quem mais vai “sofrer” é Daniel Serra, líder do Campeonato, que carregará 50 quilos extras no fim de semana. O vice-líder, Thiago Camilo, levará 40, Thiago Marques 30 e Valdeno Brito, o quinto na tabela e vencedor da corrida de estreia, terá 10 quilos extras em seu Chevrolet Astra.

Além de buscar a vitória com Feldmann e Fábio Carbone, a Honda/Full Time Sports corre em casa pensando em manter a liderança no campeonato de equipes. “Em Tarumã, mesmo longe do acerto ideal, pontuamos nas duas corridas e com os dois carros. Vamos tentar repetir isso em São Paulo”, prevê Ferreira.

Para Feldmann, a corrida tem um sabor especial: “Já subi no pódio em Interlagos este ano, na etapa de abertura do Trofeo Linea. A similaridade entre os carros (ambos têm tração dianteira) me deixa animado para o fim de semana. Mas sei que a disputa será quente, não só pelo clima, mas pelo alto nível técnico dos pilotos”, avalia o catarinense radicado no Paraná.

A Copa Petrobras de Marcas é a realização de um sonho antigo do piloto. Após o tetracampeonato de Velocidade na Terra em Santa Catarina e o bicampeonato paranaense de Velocidade no Asfalto, o caminho natural seria o Brasileiro de Marcas. Mas a competição havia sido extinta no final da década de 80.

Com isso, o piloto acabou migrando para a Stock Car, onde conquistou seis pódios e disputou dois Playoffs. Agora, Alceu realiza o antigo desejo de acelerar num campeonato nacional com carros de tração dianteira. “Sempre quis disputar um torneio assim. Tenho facilidade de adaptação a esse tipo de carro, pois foi onde aprendi a pilotar. Por esse motivo, estou vivendo um momento único na minha carreira”, comemora.

O piloto está ansioso para poder acelerar seu Honda Civic em Interlagos. “Correr no templo do automobilismo brasileiro já é especial. Pilotar um carro com essas características nessa pista é ainda melhor. Fiz uma ‘dietinha’ essa semana para minimizar o efeito do lastro e brigar pela ponta”, brinca Feldmann.

Os modelos Chevrolet Astra, Ford Focus, Honda Civic e Toyota Corolla entram na pista de Interlagos nesta sexta (15) para a primeira sessão de treinos. No sábado acontece mais um preparatório e a tomada de tempos. As corridas acontece no domingo, com a segunda bateria transmitida ao vivo pela Rede TV! a partir das 13h.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 15 de julho
11h20 – 11h30 – Instalação (2 voltas no máximo)
15h00 – 15h45 – 1º Treino – Grupo “A” (Máximo de 16 voltas)
16h00 – 16h45 – 1º Treino – Grupo “B” (Máximo de 16 voltas)

Sábado, 16 de julho
10h20 – 11h05 – 2º Treino – Grupo “A” (Máximo de 16 voltas)
11h20 – 12h05 – 2º Treino – Grupo “B” (Máximo de 16 voltas)
15h00 – 15h10 – Classificação

Domingo, 17 de julho
10h10 – Largada 1ª corrida (30 minutos de prova)
13h25 – Largada 2ª corrida (30 minutos de prova)

CLASSIFICAÇÃO COPA PETROBRAS DE MARCAS (DEZ PRIMEIROS):
1) Daniel Serra (Honda/Serra Motorsport), 40 pontos;
2) Thiago Camilo (Chevrolet/Carlos Alves Competition), 34;
3) Thiago Marques (Chevrolet/AMG)
Alceu Feldmann (Honda/Full Time Sports), 28;
5) Valdeno Brito (Chevrolet/Mico’s Racing), 25;
6) Rodrigo Miguel (Toyota/Bassani Racing), 24;
7) Fabio Carbone (Honda/Full Time Sports), 22;
8 ) José Cordova (Ford/Amir Nasr), 16;
9) Galid Osman (Chevrolet/Carlos Alves Competition), 15;
10) Gustavo Martins/Wilson Pinheiro (Ford/Amir Nasr, 12.

Visite:
http://www.alceufeldmann.com.br
http://www.fulltimesports.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Automobilismo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s