Dias atrás contei a história do meu tio de Fortaleza que esta aqui em São Paulo. Que ele até comprou um colchão. Mas eu não falei o que ele veio fazer. Veio participar de um Congresso de Esperanto. Sabe o que é?
Eu no alto da minha ignorância achava que Esperanto é uma língua que existe a mais ou menos 1 bilhão de anos. Que até os dinossauros falavam esta língua. Que Adão xavecou a Eva em Esperanto. Que Noé escreveu a lista de chamada da sua Arca em Esperanto. Mas não. Conversando com meu tio ele me explicou que Esperanto existe há pouco mais de 100 anos. Ou seja, esta engatinhando.
Esperanto é uma língua universal que foi criada para ser a segunda língua de todas as nações. Um idioma que em todo lugar do mundo possa ser falado. Quem criou foi um polonês que se chama Ludwik Lejzer Zamenhof.
Meu tio foi para este congresso e conversou com pessoas de todas as partes do mundo utilizando Esperanto. Segundo a filosofia, a língua é fácil de aprender porque “sua gramática é regular e planejada, com apenas 16 regras básicas, alem da pronuncia fonética (cada letra representa um único som e cada som é representado por uma única letra)”.
Meu tio falando esperanto rapidamente parece que ele esta falando em russo. Mas se parar para prestar atenção, da para entender.
Vale lembrar que foi por causa do Esperanto que o meu amigo Ricardo Belussi dormiu com um homem outro dia. A história aqui.
Para saber mais sobre este idioma, deixo uns links abaixo e um videozinho
Parabéns, Nei, pela matéria a respeito do Esperanto. O texto está bem esclarecedor, ou seja, está cumprindo sua função de informar.
Abraço,
Roberto
Muito interessante. Vou começar a estudar Esperanto agora.
Abraço!
Muito legal a matéria.
Ronaldo (Fortaleza/CE)
Saluton,Nei!
kORADANKO POR DISVASTIGE TIO LINGVON TRE INTRESA KAJ BELA.
Dankon!
Brakuon!
Olá,Nei!
Obrigada de coraçao, por divulgar esse LÍNGUA MUITO INTERESSANTE E BELA.
Obrigada!
Abraço!
Tatiana
GRATULON GRANDA VIRO!
VIA SKRIBMANIERO ESTAS TRE BONA KAJ ŜATINDA!
BRAKUMOJN!
MARCELO – BAGÉ – RS
Mi estas ankaŭ esperantista kiel via onklo kaj vere ni ĉiuj babilas kun multaj da homoj el diversaj landoj.
Mi ankaŭ gratulas vin por disvastigi nian verdan lingvon!
Brakumon!