A fase que estão às categorias de Fórmula no Brasil

Neste fim de semana aconteceu um fato triste – no meu ponto de vista – nas categorias de Fórmula no Brasil. Primeiro, o calendário fez com que as duas únicas categorias (de âmbito nacional) corressem no mesmo fim de semana. A F3 Sul-americana esteve em Interlagos, na programação do Br de Marcas e a Fórmula Futuro esteve em Londrina na programação do Trofeo Línea.

Um problema já de cara. O líder destes dois campeonatos era o mesmo piloto. O mineiro Guilherme Silva. Até escrevi outro dia sobre isso. Ele escolheu competir de F3. Principal campeonato, carro mais potente, chancela FIA acredito que foram os motivos. Mas ele teve problemas nos treinos e na primeira corrida. O que fez? Deixou a equipe e foi para Londrina. Deixou de competir nas duas outras corridas em Interlagos. Chegou em Londrina teve que se adaptar a potencia baixa do carro da Futuro. Na primeira corrida era quarto colocado, se enroscou, e terminou em 8º. Na segunda corrida largou na pole position (grid invertido) e venceu de ponta a ponta. Foi punido. Queimou largada e levou 20s de punição. Terminou em 6º.

Resumo do fim de semana: perdeu as duas lideranças dos campeonatos do qual ele era líder. Na F3 Fabiano Machado é o líder e Luir Miranda na Fórmula Futuro.

Acompanhei a F3. Fui por duas vezes até os boxes da categoria procurar o Dílson Mota, organizador do campeonato. Não o encontrei. Ele outro dia comentou aqui no blog e gostaria de conversar. O panorama da categoria é complicado.

Tinha 11 carros na prova de domingo. Dois pilotos estavam no grid para fazer figuração: Denis Navarro e Galid Osman, que tinham acabado de sair da corrida do BR de Marcas. Vale lembrar que a primeira prova do fim de semana só oito estavam no grid. O líder do campeonato não foi bem na primeira corrida, pegou o capacete e foi embora.

Para constar. Na Fórmula Futuro eram 10 pilotos no grid.

Segundo o release do assessor de imprensa do Guilherme Silva, que deu toda esta confusão, foi “Um fim de semana para esquecer!”.

Concordo com você Guilherme.

Foto: largada da F3 em Interlagos. Crédito Flávio Quick

Anúncios
Esse post foi publicado em Automobilismo e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A fase que estão às categorias de Fórmula no Brasil

  1. Emílio Campos disse:

    Quanto a essas duas eu não sei, mas a Fórmula 1.6 no RS vem melhor a cada dia, tanto que a Minelli já anunciou que voltará a fabricar carros. Vale a pena conhecer a categoria. Eu gostei do que vi lá em Santa Cruz do Sul à duas semanas.

  2. Fernando Lima disse:

    Cara…vi a transmissão pela rede tv (já comentei em outro post que iria para Interlagos mas não deu…) e se teve uma coisa que me espantou na F3 foi o grid super-hiper-ultra reduzido. Não tinha como a corrida ser boa porque tem as quebras/abandonos, mas ressalto a boa vontade da Rede Tv com a cobertura e transmissão assim mesmo…bem melhor do que fazem a Band com a Indy, que se contenta com a migalha de audiência do futebol ( porque 95% do público assiste o brasileirão na Globo…) no fim da tarde, ou a Globo…pior ainda…com a Stock Car, nem transmite, joga na grade do Sportv 2 e olhe lá . Quanto ao encontro ou conflito de datas entre categorias nacionais, já acontece há muito tempo com a Stock Car e a Formula Truck. Neste ano, desde o dia 03 de Abril, todas as etapas das duas foram na mesma data. No próximo dia 07 de Agosto teremos a Truck em Londrina e a Stock com a sua famigerada “Corrida do Milhão”. Tenho a impressão de que a CBA faz questão de que essas duas sejam categorias rivais, mas é incapaz de perceber que o público das duas, em sua maioria é exatamente o mesmo. Isto é, se você estiver em São Paulo e vai ver a Stock, automaticamente deixará de ver a Truck pela tv. Se levarmos em consideração que a Truck hoje é mais forte que a Stock Car, porque para ela (Truck) a Band faz boa cobertura, podemos concluir que a edição deste ano da Corrida do Milhão será novamente um fiasco de público, como foi no ano passado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s