Por que ex-piloto da Indy não ‘vinga’ na Stock Car?

Outro dia conversei com alguém, que não era o Maicon Fast, sobre os ex-pilotos da Fórmula Indy que correram na Stock Car. Foram alguns. E nenhum deles conseguiu se firmar na categoria. Por “n” motivos. E semana passada escrevi aqui no Blog que o Bruno Junqueira vai estrear.

Vamos lá. Alguns exemplos:

Ex-piloto da Fórmula Indy que já correram na Stock Car (atualmente não tem nenhum, tirando o Bruno que vai estrear neste fim de semana)

Enrique Bernoldi – disputou duas temporadas completas e não venceu nenhuma prova. Acredito que até teria vaga no atual grid, mas optou por voltar a Europa e disputa o Mundial de GT1.

Raul Boesel – atualmente DJ disputou várias provas na Stock Car. O que eu mais lembro dele era o carro cor de rosa já nas ultimas corridas. Um fofo. Claro que teve as temporadas que andava de Repsol.

Airton Daré – Voltou da Fórmula Indy e entrou na Stock pela equipe de Afonso Giaffone não ficou mais do que uma temporada. Também nunca venceu.

Felipe Giaffone – Nunca competiu na Stock. É o piloto de testes da categoria. Por ser da família que fornece motores para os carros, não seria de agrado (dos outros) que ele competisse.

Bruno Junqueira – Vai estrear na Stock Car pela Bassani Racing. Foi campeão de F3, competiu de F3000, testou F1, andou de Fórmula Indy, A1 GP, Fórmula Truck, American Leman Series, etc. Tem um puta currículo.

Vitor Meira – Quaseeeeee estreou na Stock Car. Estava tudo certo para correr no Amir Nasr mas foi chamado para andar na Indy e lá esta até hoje.

Roberto Moreno – Tentou algumas provas. Também não conseguiu nenhum resultado expressivo.

Mario Romancini – Andou pela Hot Car. Poucas corridas e não conseguiu muita coisa.

Gualter Sales – Também nunca fez muita coisa na Stock. Hoje é sócio de uma das equipes. O que mais marcou na categoria foi o “capote” espetacular na etapa de Buenos Aires, Argentina.

Christian Fittipaldi – Passou por algumas equipes da Stock Car mas nunca venceu. Conseguiu uma pole position em Buenos Aires.

Tony Kanaan – Não competiu. Ainda. Mas já testou um carro da Stock em Interlagos anos atrás.

Raphael Mattos – Não competiu. Ainda.

Bia Figueiredo – Não competiu. Ainda.

Mario Moraes – Não competiu. Ainda.

Jaime Camara – Não competiu. Ainda.

Helio Castroneves – Não competiu. Ainda.

Emerson Fittipaldi e Gil de Ferran – Os dois pilotos campeões da F-indy nunca sentaram em um Stock Car.

Obs: contei apenas os pilotos que disputaram pelo menos unas 10 corridas na Indy. Champ Car para mim é Indy também, ok?

Porque estes pilotos não conseguiram destacar-se na Stock?  Seria porque andam muito em ovais? A diferença do carro? Bem interessante isso.

Bruno Junqueira esta ai para comprovar a tese. Quando correu com o Bassani de F3 foi campeão em 1997. Tem um baita currículo. Torço para eles.

Vamos ver se vem e fica. Tomara!

Foto: Fernanda Freixosa

Anúncios
Esse post foi publicado em Automobilismo, Stock Car e marcado , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Por que ex-piloto da Indy não ‘vinga’ na Stock Car?

  1. alê disse:

    Acho q a Bia já correu, não?

  2. Anselmo Branco disse:

    Prezado Nei,

    Achismo é o verbo do momento né, e como bom brasileiro que sou, tenho licença para tbém dar minha pitaca.

    Não vejo ligação alguma entre o desempenho de pilotos de outras categorias, inclusive a Indy. O certo é que pilotos acostumados com protótipos ou fórmulas, acabam achando estranho o excesso de toques entre os carros, e a forma de condução dos mesmos.

    O fato é que, os pilotos citados em sua enquete que sairam de fórmulas e aterrissaram na Stock, tiveram participações meio que “espetáculares”, alguns em equipes sem expressão ou estrutura de ponta. Tivemos casos em que a equipe trouxe o “homem marketing”, e o resultado buscado era financeiro. Tomara que tenham alcançado.

    Um caso como o de Bruno Junqueira é especial. Ele é um excelente piloto, acima da média, e foi bem sucedido em todas as categorias que competiu, basta sabermos agora se ele vem para se desenvolver e participar do processo de desenvolvimento do carro e equipe, ou então para não ficar parado, longe da mídia.

    Espero sinceramente ver o Bruno vencer, primeiramente o orçamento não para participar, mas para ser competitivo, e na pista.

    Obrigado pela oportunidade, um forte abraço.

    Anselmo

  3. Emílio Campos disse:

    Nei, tu esqueceu que o Max Wilson, atual campeão da categoria, correu em 2001 na CART pela equipe Arciero Wells. Não sei quantas etapas ele fez, só sei que ele terminou em 25º na temporada.

  4. Regii Silva disse:

    Não sei se de proposito, euqueceu do Tarso Marques, que correu por la e tambem na Stock Car. Coincidencia ou não, justamente o que ganhou corridas na Stock Car foi esquecido em sua lista. Mais achei legal, a materia é valida, afinal é realmente curioso.
    Na minha opinião, a grande maioria destes nomes citados, aqui estiveram, enquanto esperavam aparecer coisa melhor. Pode não ser o cado do Junqueira, mais a impressão que da é esta, ou se derrepente pintar um convite pra Indy no ano que vem, ele ira recusar para continuar na Stock? Duvido….

  5. Marcos Ferreira disse:

    Para quem quiser ver os resultados do Max Wilson, olhem na Wikipédia em Inglês. http://en.wikipedia.org/wiki/2001_CART_season

  6. Juliano disse:

    Max Wilson fez 15 provas pela Arciero-Blair em 2001, marcando 12 pontos no campeonato, todos na etapa de Detroit, quando chegou em 4º lugar.

  7. Juliano disse:

    Ricardo Sperafico também correu na Indy, em 2005, pela Dale Coyne, 13 etapas, 92 pontos…

    Tarso Marques correu em vários oportunidades, pela Dale Coyne (2004-2005), Swift (1998) e Penske (1999)

    Antonio Pizzonia, fez 4 provas pela Rocketsports em 2006

    Luiz Garcia Jr, também andou de Stock Car e na Indy, pelas Arciero-PRG (2000) e Dale Coyne (2001)

  8. Regii Silva disse:

    Bem lembrado pessoal, alem do tarso, o sperafico e o pizzonia tambem andaram por lá….. Vamos ajudar o Ney, a memoria dele ta fraca rsrsrsrsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s