Stock Car: temporada 2011 tem a pior média de pilotos desde 2002

A penúltima etapa da Stock Car, em Brasília, que acontece neste fim de semana, pode ter um dos piores grids da categoria nos últimos anos. Provavelmente apenas 28 pilotos no grid. E se contarmos que o Serafim JR só faz número no grid pela equipe AMG, apenas 27 carros devem participar da prova. Numero igual a etapa de Londrina, semanas atrás. Isto porque a Scuderia 111, já vendida, não vai participar da etapa, a Amir Nasr, também não participará. Sendo assim apenas 27 carros dos 32 permitidos.

E qual foi o pior grid da Stock Car nos últimos dez anos?

Foi em 2002 onde em duas etapas apenas 24 pilotos estiveram na pista.

E o melhor grid da Stock Car nos últimos dez anos?

Foi em 2006 com 42 pilotos no grid de Interlagos no fechamento da temporada. E onde estão estes pilotos?

Vamos ver:

Resultado da prova:

1)      Ingo Hoffmann – aposentou

2)      Antonio Jorge Neto – Disputou apenas uma prova este ano

3)      Guto Negrão – aposentou

4)      Popo Bueno – Stock Car

5)      Alceu Feldmann – Stock Car

6)       Allam Khodair – Stock Car

7)      Matheus Greipel – Abandonou o automobilismo

8)      Caca Bueno – Stock Car

9)      Thiago Marques – BR de Marcas

10)  Ricardo Mauricio – Stock Car

11)  David Muffato – Stock Car

12)  Pedro Gomes – Busca voltar a correr

13)  Felipe Maluhy – Stock Car

14)  Nono Figueiredo – Stock Car

15)  Juliano Moro – BR de Marcas

16)  Raul Boesel – aposentou

17)  Rodrigo Sperafico – Stock Car

18)  Christian Conde – abandonou o automobilismo

19)  Paulo Salustiano – F-Truck

20)  Mano Rola – abandonou o automobilismo

21)  Alan Chanoski – abandonou o automobilismo

22)  Fabio Carreira – Trofeo Línea

23)  Luciano Burti – Stock Car

24)  Christian Fittipaldi – Trofeo Línea

25)  Atila Abreu – Stock Car

26)  Chico Serra – aposentou

27)  Ruben Fontes – Busca voltar a correr

28)  Carlos Alves – aposentou

29)  Duda Pamplona – Stock Car

30)  Tarso Marques – Busca voltar a correr

31)  Diogo Pachenki – Copa Montana

32)  Felipe Gama – MM

33)  Giuliano Losacco – Stock Car

34)  Gualter Sales – aposentou

35)  Ruben Carrapatoso – Kart

36)  Thiago Camilo – Stock Car

37)  Wellington Justino – Copa Montana

38)  Jader David – abandonou o automobilismo

39)  Hybernon Cisne – Regional do Ceara

40)  Hoover Orsi – Busca voltar a correr

41)  Claudio Caparelli – Busca voltar a correr

42)  Valdeno Brito – Stock Car

Dos 42, apenas 15 estão atualmente na Stock Car. Alguns aposentaram, outras largaram de correr, outros tentam voltar.

Vale lembrar que 2008 foi o ano que colocaram limite no grid. Apenas 34 pilotos por corrida. Muitos dizem que foi a pedido da TV Globo.

Vamos à média de pilotos no grid nos últimos dez anos. Somei o numero de pilotos de todas as etapas e dividi pelo numero de corridas. Assim acho que se faz média né?

2001
27,7 pilotos por corrida

2002
25,9 pilotos por corrida

2003
30 pilotos por corrida

2004
33 pilotos por corrida

2005
37,9 pilotos por corrida

2006
38 pilotos por corrida

2007
36,4 pilotos por corrida

2008
33 pilotos por corrida

2009
30,1 pilotos por corrida

2010
33,4 pilotos por corrida

Percebemos que 2005, 2006 e 2007 foram grandes temporadas da Stock Car. Ai entrou o lance de grid estabelecido de 34 pilotos em 2008. Logicamente que a média deveria ser 34 pilotos por ano. Mas em nenhuma temporada – 2008, 2009 e 2010 – foi alcançado 34 pilotos no grid.

Este ano o grid ficou com 32 carros. Segundo alguém, este é o número perfeito da Globo para fazer uma boa transmissão. Então a média de pilotos nas 10 corridas até agora tem que ser 32 né? Pois é. Não é.

A média até agora é de 29,9 pilotos por etapa. Não estou contando às corridas que o Serafim JR esteve no grid pela AMG.  Ele está ali só por força de regulamento. Apenas em duas corridas na temporada o grid contou com os 32 pilotos permitidos.

Engraçado né. Chego à conclusão que quando a categoria era ‘aberta’ para quantos pilotos estivessem na pista, eram mais de 36 em média. Quando começaram a regular, nunca alcançaram o numero máximo de pilotos em todas as etapas.

Por que será?

Será que custa mais caro agora com apenas 16 equipes?

Será que é porque não existem mais pilotos ‘semi-profissionais’ de anos anteriores? Pilotos que ajudavam a completar o grid.

Será que é porque a Globo não trata a categoria como deveria? Maioria das provas em compacto.

Será que a economia está ruim nestes anos em comparação aos anos anteriores?

Será que as empresas que investiam na Stock Car não investem mais no automobilismo e partiram para outros esportes?

Será que a Stock Car não atrai mais pilotos por conta da concorrência? Truck, GT3, BR de Marcas, etc.

Será que passei a tarde toda pensando nisso e só pensei em merda?

Será que sou louco?

Será que a Monique Evans vai ganhar a Fazenda?

Não sei a maiorias das respostas destas perguntas.

Ah, tem Stock Car neste fim de semana.

Foto: Duda Bairros

Anúncios
Esse post foi publicado em Stock Car e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Stock Car: temporada 2011 tem a pior média de pilotos desde 2002

  1. Zelia Tessari disse:

    A Monique vai ganhar a Fazenda, heheheh. isso ajuda ?

  2. Emílio Campos disse:

    Embora há quem discorde, “entupir” um grid com quarenta e tantos carros ou mais não é mesmo uma boa coisa, pois muitos assim não conseguirão “aparecer” para justificar os seus patrocínios além de transformar a corrida num verdadeiro congestinamento em alta velocidade onde quase sempre sobrarão alguns carros depois da primeira curva.
    Muito bom também, Nei, o “Por que será?” que você apresentou. É de se pensar.

  3. Paulo Henrique disse:

    Nei, n é Angelo Serafim que anda na AMG e sim Serafim Jr…
    Abraços

  4. Fernando disse:

    Cara…sem querer me gabar mas eu citei esta corrida em outro post seu (a final de 2006 em Interlagos), aquela que largaram 42 carros , porque eu estava lá e sou totalmente a favor da categoria voltar a ser aberta. Uma outra coisa que acabou não sendo citada em seu post é o público daquela etapa. Te garanto que foi o maior que EU já vi em Interlagos para ver a Stock. Quanto às transmissões das corridas, em 2008 a própria Globo acertou com a categoria que algumas etapas daquela temporada ocorressem no sábado, evitando coincidir com a F1. Naquela temporada, a emissora honrou o compromisso firmado de transmitir todas as etapas ao vivo na íntegra…se ela não o faz hoje a categoria deveria procurar novos ares.

  5. Fernando disse:

    Só para complementar…em 2005, tivemos a entrada da bolha Mitsubishi Lancer Evolution, em 2006 da VW Bora e em 2007 foi a vez do Peugeot 307 Assim, em 2007 a Stock Car chegou a correr com 4 bolhas de marcas diferentes e isso com certeza foi um atrativo, ainda que fossem apenas bolhas com exatamente o mesmo motor embaixo do capô. Nessas temporadas o logotipo destas marcas esteve presente nos autódromos, atraindo também seus clientes e parceiros. Talvez isso explique porque essas temporadas foram as melhores da década…

  6. Matheus disse:

    sera que é porque a uns anos atras uma equipe de ponta gastava 400 mil por temporada e hoje gasta 2 milhões?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s