A corrida da Bahia

Foto Ricardo Kvehn

Outro dia escrevi aqui sobre o banho que demos no Eduardo Bassani na corrida de Fórmula Renault em Salvador. Ok. Hoje vou escrever sobre esta corrida.

2005 fomos para Salvador para uma corrida de rua da Fórmula Renault. Acostumados com as provas de Vitória e Florianópolis, esperávamos algo parecido. Mas não. Foi algo absurdo. Nunca vi igual.

A pista – o traçado foi mal desenhado. Era bem legal. Passava no centro histórico da cidade. Ao lado do Mercado Municipal, no pé do elevador Lacerda. Era bonito. Mas…
Tinha um ponto da pista – um cotovelo – onde os F-Renault não conseguiam contornar. Virava o volante todo – até dar batente – e os carros não contornavam a curva. Hilário.

O povo baiano, assistindo uma corrida pela primeira vez, estava meio perdido. Primeiro eles chegavam aos boxes perguntando sobre o Schumacher, Alonso, etc. Estavam meio por fora da categoria que iria correr ali.

Depois.

Sem muita noção do perigo que é um carro de corrida, eles quebravam o alambrado para assistir mais de perto. Deitavam o alambrado para ver os carros passando ali a poucos centímetros. Não tivemos treinos na sexta-feira. Não tivemos treinos no sábado. Foi tomada de tempos no domingo de manha e corrida na sequencia. Que vencemos.

Segundo a policia militar, 200 mil pessoas estiveram no local acompanhando a corrida.

Não tenho noção se era tudo isso mesmo. Mas que tinha muita, mas muita gente eu acredito. E quando acabou a corrida, boa parte destas 200 mil pessoas foram até os boxes pegar uma “lembrança”. Era gente querendo levar bico do carro, pneus, ferramentas, boxes, etc. A policia foi chamada para “cuidar” dos boxes.

E cuidou mesmo. Dando cada cacetada em quem tentava pegar as coisas. Até achei que poderia ficar perigoso.

A sala de imprensa era a mais quente na história do mundo. Se não me engano era no porão, digamos assim, de uma casa da prefeitura. Muito quente. Absurdamente quente.

Não conseguíamos ficar lá dentro.

Foi a corrida de rua mais corrida de rua que já vi na vida.

A Copa Clio fez parte da programação.

Fotos abaixo. Não achei nenhum vídeo com a corrida. Se alguém ai tiver ou achar, agradeço.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse post foi publicado em Automobilismo, Causos do Nei, F-Renault e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para A corrida da Bahia

  1. Celso Vedovato disse:

    Lembro muito dessa corrida, assisti ao lado do Mercado Modelo. Devo ter muitas fotos do dia.
    A Bahia merecia um autódromo, o povo é apaixonado por corridas, lotaram a F.Renault e lotam a StockCar, mesmo estas categorias apresentando eventos e não exatamente competição.

  2. Pingback: To pagando “pra todo mundo” | Bobo da Corte

  3. Pingback: To pagando “pra todo mundo” | Bobo da Corte

  4. flavio disse:

    Essa foi sem duvida uma das piores corridas que já fiz na minha vida,a organização não foi como todos esperavam,mas no que diz respeito a quantidade de gente vendo a corrida nunca vi nada igual.
    Mas o maior problema foram os assaltos que sofremos,acho que todas as equipes perderam algo.
    Na stock car as equipes também tiveram esse tipo de problema….?

  5. Milton Alves disse:

    Nei, o público de 200 mil pessoas quem deu foi o comandante da PM de Salvador, um coronel que não me lembro o nome. Na verdade ele e um major disseram que ali tinha “umas quatro Fontes Novas” (para quem não sabe é o antigo estádio de Salvador, onde cabiam 100 mil pessoas. O Carlos Col e eu argumentamos com o oficial e resolvemos baixar para 200 mil pessoas. Tinha gente em todos os lugares e quando acabou saí feliz da vida por ninguém ter se machucado, pois os caras cortavam as telas, como você disse, para passar pela pista em vez de usar a passarela. Foi uma ousadia se fazer algo inédito daquele tipo, mas acabou por se tornar a corrida com maior público na história do automobilismo brasileiro. Quanto à sala de imprensa, nem me fale. Era um porãozinho pra lá de quente e abafado, mas fizemos tudo direitinho e os baianos adoraram a festa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s