Uma regra muito importante será modificada na Stock Car na temporada 2012. Fim da regra do rebaixamento e acesso. Ou seja: a partir deste ano nenhuma equipe mais deixa de disputar a categoria no ano seguinte por conta de resultados ruins e também nenhuma equipe da Copa Montana “sobe” para a Stock Car. Até o ano passado as equipes campeã e vice garantiam o direito de competir na “principal”.
Ou seja: quem está dentro só sai se vender para alguém. E quem está fora só entra se comprar a vaga de alguém. Ah, e não pode alugar. Tem que usar a vaga!
Na minha humilde opinião isto está certo. Do jeito que era – com rebaixamento – as equipes não eram donas da sua vaga. Você não podia fechar um contrato de dois anos com piloto/patrocinador não sabendo se estaria no grid no segundo ano de contrato. Claro que as principais equipes e patrocinadores não se preocupavam com esta regra. Mas não são todos que têm patrocinador forte.
De novo na minha humilde opinião, esta mudança é uma vitória para os donos de equipes. Agora sim a vaga de cada um vale dinheiro. Você coloca o seu preço. Quem quiser pagar entra. Se um chefe de equipe quer aposentar, ele coloca preço, vende e vai pescar.
Você pode ser convidado para sair
Claro que deverá existir uma regra que o Promotor do evento se sente a vontade de convidar ou “desconvidar” alguém da categoria. Explico. Uma equipe está com dificuldades para ter pilotos, patrocínio, ir para as corridas. Esta mal das pernas. Ou é pega roubando, tentando burlar o regulamento técnico. A Vicar pode pedir (ou mandar, como queiram) que esta equipe deixe a categoria. E ai convida alguém interessado.
Está mudança na regra está meio que acertada entre equipes e Vicar desdeo fim do ano. Seria uma surpresa para todos se não acontecer.
Os donos
Hoje são 16 equipes na Stock Car e 13 donos. São eles:
Andreas Mattheis – 2 equipes – Red Bull Mattheis e A. Mattheis Motorsports
Rosiene Campos (Meinha) – 2 equipes – Eurofarma RC e RC Motorsport
Mauricio Ferreira – 2 equipes – Full Time I e Full Time II
Irineu Boettger – 1 equipe – Itaipava Racing Team
Duda Pamplona – 1 equipe – Officer ProGP
Mauro Vogel – 1 equipe – Vogel Motorsport
Thiago Menegel/Edvaldo Zaghetti e Alex Gesell – 1 equipe – AMG Motorport
Amadeu Rodrigues – 1 equipe – Hot Car
Eduardo Bassani – 1 equipe – Bassani Racing
Carlos Alves – 1 equipe – Carlos Alves Competições
Pablo e Mico – 1 equipe – Mico´s Racing
Jorge de Freitas – 1 equipe – JF Racing
Alexandre Gramacho – 1 equipe – Gramacho Racing
E a equipe do Zonta?
Um detalhe bem interessante envolve Ricardo Zonta e sua equipe – a RZ Competições – na Stock Car. Mesmo com uma temporada de boa para média em 2011 – teoricamente ele não tem vaga no grid. O time do ex-piloto da Fórmula 1 usava a vaga “alugada” do Carlos Alves. Este, dono da vaga, decidiu disputar a categoria em 2012.
Ai aconteceu à história que Zonta estaria comprando a vaga do Gramacho, que subiu com a sua equipe de Montana. Mas Gramacho declarou que vai disputar a categoria este ano! Inclusive – pelo o que eu ouvi dizer – está com os carros que a equipe Amir Nasr utilizou em algumas provas de 2011.
Sendo assim, em qual vaga Ricardo Zonta se encaixaria no grid? Uma vaga extra, talvez? Sendo a 17ª equipe. Um acerto com o Gramacho? Sociedade na vaga?
Não sei. Mas está apertado para o Zonta.
Bem Nei, concordo em partes !
Porque analisando pelo lado de contratos a longo prazo e adaptações de pilotos OK. ( Apesar que poderiam existir pelo menos 2 testes antes do começo da temporada )
O que acontece sempre são equipes pequenas que não conseguem viabilizar recursos ficarem andando lá atras, com pilotos medianos, muitas vezes 1 piloto por prova…assim sempre os mesmos andam na ponta .
Já sobre Zonta acho muito ruim, porque é um grande piloto , com bons recursos e capacidade de montar uma estrutura bacana e fazer frente as demais equipes.
Um post muito bom… Pena que esteja falando de uma competição esportiva e tenha tantas palavras que não combinam com esporte “de verdade”…
Marcos Costa
Acho bem legal a ideia de não ter o rebaixamento, porem qual a intenção de correr a copa montana.
Não existe mais a super licença, que ate um tempo atrás só poderia correr quem tivesse sido campeão na categoria de acesso.
A categoria corre o risco de virar uma bagunça no grid, pois a equipe que não fechar todos os patrocínios para a temporada pode escolher as provas que acha mais interessante para correr assim esvaziando o grid.
No ultimo ano podemos acompanhar a AMG tendo que largar em todas as provas para não ser rebaixada, agora não existira essa necessidade.
Ou no final do campeonato a equipe que não estiver disputando mais nada poderá simplesmente tirar ferias e não correr algumas provas.
Quero ver como a promotora reagirá a estas questões?
Abs, e bom trabalho.
Nei, também concordo com a questão do planejamento, facilita e muito a possibilidade de fazer uma planejamento mais a longo prazo, ideal inclusive para as equipes menores conseguirem sair do “buraco”.
Mas na minha opinião isso tem muito dedo ($$) da Vicar, acredito que eles vão receber alguma taxa pelas transações de venda das vagas, posso estar errado, se você souber de alguma coisa, por favor me corrija. Obviamente isso também é justo com as equipes que já estão lá a tanto tempo fazendo o espetáculo que tanto amamos.
Mas faço uma outra pegunta, será que a Vicar não possui interesse em colocar mais algumas vaguinhas em 2013?? E assim criariam mais um produto e uma fonte de receita? Sabemos que a capacidade das pistas já está no limite em relação a quantidade de carros nas etapas, mas nestas horas o dinheiro sempre fala mais alto e para tudo pode se dar um “jeitinho”.
Outro ponto é essa questão do Zonta, eu dúvido muito que ele fique de fora do grid, ele é um nome muito forte e possui bons patrocinadores e de força. Será que já não vai ser criada uma exceção??
Estou fazendo o papel do advogado do diabo aqui, mas acho que podemos pensar nestas questões também.
abs