Os layouts

Sempre pinga uns layouts aqui no blog. Hora da Stock Car, GT3, Truck, Marcas, etc. Alguns do Paulo Gandolfo, outros da Hub Lub entre outros. Mas poucos sabem o trabalho que dá fazer uma layout. Ai o Renato, que está lá em Curitiba atualmente, e também faz layouts, escreveu um negocio interessante sobre este trabalho.

O quanto se desenha, se trabalha para chegar ao layout perfeito. Quando entende-se por perfeito, significa que o piloto, empresa, aprovou. E na grande maioria das vezes, o aprovado não é o preferido pelo criador. E sempre o layout que é bonito para muitos, é feio para muitos outros. Afinal de contas gosto não se discute.

Segundo o Renato, este profissional que desenha um layout tem que prestar atenção em tudo: cores, combinações, visão de perto, visão de longe, visão do carro visto pela TV, visto pela arquibancada, visto pela fotografia.

Ou seja, da um trabalho da porra.

E hoje em dia, agora na minha opinião, um carro bonito ganha torcida e um carro feio ganha vaias. Quando estou no autódromo vejo que muitos adoram tirar fotos ao lado dos carros bonitos. Ai, na minha opinião novamente, o layout alcançou a perfeição. Chamou a atenção das pessoas para tirar uma foto. Conseqüentemente, a marca do patrocinador, produto esta aparecendo.

Quando os carros na pista tem pinturas comuns, é fácil escutar na arquibancada, no boxe, ou assistindo TV, a seguinte frase:

– Você viu o que o carro vermelho fez? Passou o azul!

Quando um carro é bonito na pista, o comentário muda. A pessoa fala o nome da empresa, do produto, do piloto.

E um layout bonito ajuda o piloto ficar conhecido. Um piloto novato no carro azul que é feio será sempre o piloto do carro azul. Agora se este novato estiver em um carro azul com um layout animal, bonito, com certeza o publico saberá quem é o piloto.

Então, parabéns aos que desenvolvem layouts. Imagino o trabalho que isto dá.

Como já apareceu de monte carros do Gandolfo e da Hub Lub aqui, abaixo carros desenhados pelo Renato, da Insane.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse post foi publicado em Automobilismo e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Os layouts

  1. Alan Magalhaes disse:

    O Renato é um batalhador. Conheço-o a há quase 20 anos quando ele chegou em nosso escritório – Interlagos Eventos – onde organizávamos a F3 Sul-americana, Campeonato Paulista, Stock Car (sim, Stock Car) e planejávamos outros eventos, como um Raid Cultural e a participação do Brasil no Solar Challenge, na Austrália. O Renato chegou por lá e nos ajudou muito, principalmente ao Marcão que já desenhava para nós. Naquela época era tudo no papel e na caneta, não tinha Control-Z para ajudar, era tudo na raça. Vejo que ele desenvolveu bastante seu traço e torço por seu sucesso, pois o Renato faz parte de um exército que trabalha nas sombras e nem sempre ganha o reconhecimento devido. Meu abraço a todos os designers de carros de corrida. Já brinquei bastante com isso, com o FreeHand (odeio Corel Draw e não peguei a era Illustrator), ganhei um bom dinheiro também, mas desisti porque toma muito tempo e é tarefa a quem se dedica apenas a ela.

  2. Tive a felicidade de conhecer o Renato há cerca de um ano e, de lá pra cá, se tornou um amigo e parceirão. Esse merce o título de “multimídia” apesar da deterioração provocada no termo por alguns que assim se intitulam. O Renato desenha, escreve, faz e acontece porque entende das coisas e é dedicado pra “baralho”.

    Marca é coisa séria! Muito dinheiro é investido para posicionar e fortalecer uma marca no mercado. Departamentos de marketing e agências sangram, suam e lacrimejam por elas.

    Por esse motivo, não dá para engolir um carro de corrida em que a marca se perde em meio a um monte de informação desconexa, perdida em meio a uma colcha de retalhos de anunciantes.

    Como disse o Nei, carro bonito conquista a torcida e ajuda o piloto ficar conhecido. O Renato sabe disso. Prova é a qualidade dos layouts que desenvolve, dignos de cada centavo investido. Estudados, limpos e muito estilosos, quase uma alfaiataria automotiva. Se sua agências ou equipe precisa criar um layout para carro de competição, a Insane é o nome.

    (Peço licença ao Nei Tessari para convidá-lo, assim como a todos os leitores de seu blog, para ler as colunas do Renato no Autopolis: http://www.autopolis.com.br)

    Marcelo de Queiroz

  3. O Renato é um excelente profissional, faz trabalhos realmente Insanos!!

    Gostei de ver o gol 117 ali… espero que esse ano ele volte pras pistas e com esse layout do Renato

  4. Pingback: E os caras que aplicam o layout? | Bobo da Corte

  5. Luiz Rodrigues disse:

    Trabalhei por um bom tempo também fazendo layouts para carros, embora muita gente não sabia disso… hahaha… Quase emplaquei o layout da estréia da Embratel na Stock Car, mas perdi por um lobby interno. Se interessar, mando alguns pra ilustrar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s