As mudanças da Stock Car

Foto Fernanda Freixosa

É. A Stock Car mudou um pouco o seu sistema para definir o campeão. Que já não teríamos Playoff era sabido. Novidade mesmo é a nova pontuação e o número de pilotos que vão pontuar.

Antes era assim:

1º 25, 2º 20, 3º 16, 4º 14, 5º 12, 6º 10, 7º 9, 8º 8, 9º 7, 10º 6, 11º 5, 12º 4, 13º 3, 14º 2 e 15º 1 ponto

Agora será assim:

1º 22
2º 20
3º 18
4º 17
5º 16
6º 15
7º 14
8º 13
9º 12
10º 11
11º 10
12º 9
13º 8
14º 7
15º 6
16º 5
17º 4
18º 3
19º 2
20º 1 ponto.

Como o campeonato será com pontos corridos, sem o Playoff, aumentou o numero de piloto pontuando. Até que não achei ruim isso. E a conta está mais fácil de fazer. Ainda mais eu que sou bobo e cada final de corrida corro para colocar a pontuação aqui no blog.

A corrida final, que será em Brasília, terá pontuação dobrada. A Vicar aplicou isso no Brasileiro de Marcas e parece que gostou da idéia.

Fim do abastecimento também já era sabido. Fica assim extinto o pit stop. Equipes não precisam pensar tanto na estratégia. Enche o tanque reza para o pneu agüentar e vai até o fim. Vale lembrar que ano passado alguns corridas foram definidas na estratégia de boxe. O Alceu Feldmann, por exemplo, arriscou na estratégia em Santa Cruz do Sul e venceu a prova.

Não entendi

O Push-to-pass, botão que o piloto aperta e ganha mais potencia, e que aumentou sem duvida nenhuma o numero de ultrapassagens, poderá ser usada no treino classificatório também. Ai você pergunta: mas no treino ele ultrapassa alguém? Geralmente não, mas acionado o botão na reta, por exemplo, ele ganha mais potencia e conseqüentemente vira um tempo mais rápido.

Agora a parte que eu não entendi. O piloto que usar o botão no treino, perde o numero de “apertadas” para a corrida. Por exemplo: ficou definido que os pilotos terão 12 “apertadas” no fim de semana. Ai na classificação ele usa duas vezes, terá apenas 10 “apertadas” na corrida. Sinceramente não entendi. Será que alguém usará no treino classificatório para depois estar em desvantagem na corrida?

Estas são as mudanças para a Stock Car 2012. Vamos ver se funcionarão.

 

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4 respostas para As mudanças da Stock Car

  1. Numa pista de dificil ultrapassagem, melhor classificar numa boa posição usando o push-to-pass do que largar no meio do bolo e ter que arriscar muito para passar alguem

  2. Chispa disse:

    Penso que todo mundo vai a usar, caso contrario periga não entrar para o Q2.
    O que vai fazer a diferença são aqueles pilotos que acertam aquela volta. Isso vai diminuir o numero de voltas na classificação; se não apertar não adianta ficar andando a toa.
    Agora esse tipo de pontuação favorece muito aquele piloto que acaba todas, e não e tao valorizada a vitoria. Deveria ter um adendo que para ser campeão deveria ter pelo menos uma vitoria.

  3. Fabiani C Gargioni #27 disse:

    É a regularidade que vai mandar no campeonato,ainda mais sem as paradas de box!!!

  4. Eduardo Custodio dos Santos disse:

    Concordo que em pistas de dificil ultrapassagem vai ser usado. E depois voce aparece na telinha da GLOBO entre os primeiros isso gera retorno ao patrocinador e etc ! sabe que interfere !

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