Anunciada a Top Series

Semana passada puxei aqui para o blog o texto do Renan do Couto e do André Spigariol sobre a Top Series, nova categoria do automobilismo nacional. E hoje foi divulgado oficialmente o campeonato.

Serão seis etapas e com a Bandeirantes na cobertura. As corridas terão três horas de duração e a TV mostra os melhores momentos dentro de 1 hora de transmissão.

Serão duas categorias com duas classes dentro de cada uma delas. Segundo o texto, “na Top 1, estarão os chamados “Furiosos”, os carros GT2, GT3 e protótipos com motores acima de 2.000 cc sem superalimentação ou até 2.000 cc superalimentados. A Top 2 ficará reservada aos “Velozes”, os carros GT4 e protótipos até 2.000 cc sem superalimentação”.

Será o novo Campeonato Brasileiro de Endurance que a CBA matou. Agora deve estar dando graças a Deus que alguém pegou para cuidar/promover.

Abaixo o release do campeonato:

Auto+ Entretenimento lança Top Series com projeto ambicioso para o Endurance no Brasil

Novos promotores anunciam mudança de nome e transformação técnica e promocional para elevar status do Campeonato Brasileiro de Endurance

Não é difícil entender a paixão despertada pelas corridas de longa duração, o maior desafio de velocidade e resistência do automobilismo, que conquistou fãs no mundo inteiro com as tradicionais provas de 24 horas, em Le Mans, Nurburgring, Daytona. O brilho deste estilo de competição está de volta às pistas brasileiras, pelas mãos da Auto+ Entretenimento, oficializada pela Confederação Brasileira de Automobilismo como a nova promotora do Campeonato Brasileiro de Endurance.

A empresa chega com a bagagem de quem exerceu recentemente papel fundamental na reformulação e consequente sucesso de categorias como o Trofeo Maserati, a partir de 2008, e o GT Brasil – o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, em 2010 e 2011. O novo objetivo da Auto+ Entretenimento é fazer do Top Series uma ótima opção de categoria para os pilotos brasileiros. “Estamos chegando com novas ideias e projetos para fazer o campeonato crescer muito rapidamente”.

“Vamos trabalhar da mesma forma que desenvolvemos outras categorias desde a entrada da Auto+ no automobilismo brasileiro, em 2008”, afirma Marcello Sant’Anna, presidente da Auto+ Entretenimento. A reformulação começa já pelo nome da categoria, que passa a se chamar Top Series e terá seis etapas, com espaço em televisão aberta, na Band, e pacote de mídia com espaços também em outros veículos de comunicação, que farão a cobertura da temporada 2012.

“Vejo com bons olhos a chegada da Auto+ Entretenimento ao campeonato porque acho que este é o caminho para a revitalização do nosso Endurance”, comenta o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro. “Estamos muito felizes por contar com uma empresa séria e competente como a Auto+ à frente do Endurance. Tenho certeza que está nascendo um campeonato forte, bem estruturado e bem organizado”, acrescenta o piloto Paulo Gomes, atualmente diretor da CBA.

As seis etapas do novo Top Series preservam o formato “sprint race” das competições regulares de Endurance (mais curtas que eventos especiais como as 24 horas de Le Mans). Cada corrida terá três horas de duração – e todas elas serão mostradas em seus melhores e decisivos momentos durante uma hora pela Band. A Auto+ Entretenimento leva também ao Top Series um projeto de mídia bastante atrativo, exatamente como fez nas categorias que promoveu nos últimos anos, desde 2008.

O novo regulamento, ainda em fase de homologação na CBA, divide os carros em duas categorias, com dois grupos cada, para receber modelos GT2, GT3, GT4 e Protótipos de alto desempenho. Na Top 1, estarão os chamados “Furiosos”, os carros GT2, GT3 e protótipos com motores acima de 2.000 cc sem superalimentação ou até 2.000 cc superalimentados. A Top 2 ficará reservada aos “Velozes”, os carros GT4 e protótipos até 2.000 cc sem superalimentação.

O calendário está sendo concluído em parceria com a CBA e será divulgado em breve. “Convidamos todos os pilotos que fazem o automobilismo brasileiro, os apaixonados pelo Endurance, para este novo projeto da Auto+. Sabemos que eles são os responsáveis pelo show e nosso foco está direcionado aos competidores, para que juntos possamos fazer um campeonato de excelente qualidade”, acrescenta Marcello Sant’Anna. “Hora de tirar a poeira dos carros para acelerarmos juntos no Top Series”.

 

Esse post foi publicado em Automobilismo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Anunciada a Top Series

  1. Na realidade não é uma nova categoria e sim o antigo brasileiro de endurance com outra roupagem e com tv aberta.

  2. Eduardo disse:

    Muito boa a iniciativa, parabéns aos organizadores, a unica pena é que mataram a categoria IV do antigo endurance, para carros de turismo/silhouette até 2.0, ou seja, nada de gol, montana, etc…etc…etc…

  3. Fernando Lima disse:

    Transmissão na Bandeirantes???Isso então confirma que o GT3 da SRO foi para a globo/Sportv????

  4. F. Wilhelms disse:

    Eu acho que a GT3 já eras. Quem tinha patrocínio da cervejaria petrópolis(metade do grid) deve ir tudo para a Endurance, mais um ou outro que vá também já deixa a GT3 com 10 carros no grid.

  5. Fabiani C Gargioni #27 disse:

    Eu acho que não é um campeonato de ENDURANCE de verdade,deixaram os carros de turismo de fora,eiiiiiita Brasil as coisas sempre pela metade!!!

  6. Agnaldo Vasconcelos disse:

    Pois é a GTB nos últimos anos vinha muito bem e com esse tipo de mudança todo o trabalho para se conquistar parceiros de negócios para a categoria……
    Trabalho dobrado para a SRO e a Auto+ terá q reconquistar ou criar interesse para uma categoria nova(será q além dos especialistas o publico em geral suporta uma prova com 03 horas de duração???).Nos bastidores da GT ouviamos q 2012 seria um dos melhores anos, espero q seja mesmo e para o endurance também.

Deixe um comentário