Track Day

Hoje vou escrever sobre Track Day. Ou Dia na Pista, como queiram. Estes eventos estão crescendo cada vez mais no Brasil. Mas o que é um Track Day?

É um evento, normalmente em Autódromos ou pistas de testes, onde pessoas comuns, com seus carros comuns de rua, vão para lá acelerar. Mas acelerar com responsabilidades. Não é que eu vou chegar lá cm meu Super Uno Verde e sair dando o cacete na pista alcançando quase 109 km/hora.

Nestes eventos os carros são divididos em baterias de acordo com a experiência do “piloto” e a potencia do carro. E eles não vão apostar corrida na pista. Vão andar rápido. E com toda segurança que um autódromo pode trazer: ambulância, resgate, sinalização, etc.

Em alguns Estados onde acontece este Track Day, existe apoio da Federação de Automobilismo local. Ou seja, estão enxergando ali um futuro piloto. Estão certos.

E também é o lugar certo para os caras que tem uma baita carro legal e querem acelerar. Sem fazer o famoso “racha” nas ruas.

Em São Paulo temos em Piracicaba, São Paulo, Campinas e outras cidades.

Uma oportunidade legal de ir para a pista com segurança.

Apesar que, acredito muito que, para um evento deste dar certo, depende muito do seus participantes. Não adianta fazer tudo isso bonitinho se tiver um idiota lá que não respeita as regras, mete o cacete na pista, capota, bate, machuca, etc etc.

Mas, até onde eu escutei, não acontece estas coisas.

Sei lá. Estou escrevendo pela primeira vez sobre isso e até o momento a minha opinião é favorável a esse tipo de evento.

Abaixo fotos de um Track Day que o meu amigo Fábio Tranquilin participou. Ele gosta da brincadeira e é leitor assíduo deste humilde espaço.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse post foi publicado em Automobilismo e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Track Day

  1. Esses eventos como voce disse depende muito da intenção de cada ” piloto ” seja nas ruas ou nas pistas se o infeliz se achar imortal ferrou… Também apoio esses eventos desde que devidamente munidos de todo tipo de segurança, e quando digo segurança, não é colocar o amigo que fez cursinho de enfermeiro la no local, são ambulâncias, bombeiros, etc… todos homologados… Se não vai ser como um pedestre socorrendo um motoqueiro acidentado por um ônibus. !!!

  2. Grandei Nei,
    Legal estar abordando o assunto de TrackDay no seu blog, aqui no RS estavamos lutando contra a FGA para sair eventos assim, mas desde 2008 tinha 1 ou 2 eventos desse tipo em Guaporé, em 2011 se conseguiu realizar eventos do tipo no Velopark e em Santa Cruz do Sul…

    2012 teremos um vasto calendário para quem curte TD no Rio Grande do Sul, para ter uma ideia sábado agora dia 03/03/2012 vai ter um TrackDay aqui em Santa Cruz do Sul e dia 31/03/2012 vai ter outro no Velopark.

    Mais informações sobre o TD de Santa Cruz do Sul em http://www.trackdayscs.com.br

    Semana que vem te mando umas fotos do TD de Santa Cruz do Sul…

    Abraço

  3. Fabio Tranquilin disse:

    É um tipo de evento muito legal… pelo custo, pelos amigos, pelo prazer de dirigir e pilotoar…. valeu MUITO a pena!!!!

  4. em 2009 havia o evento Show Cars, aqui em Curitiba. era um track day que fazia parte do evento do campeonato de Marcas e em diversas oportunidades participei com meu carro de corrida, sendo o safety car do track day, com o objetivo de tentar ensinar um pouco sobre o traçado para os participantes.

    era muito divertido…

  5. Rodrigo Ruiz disse:

    Nei, acompanho alguns track days desde 2008, quando eles começaram a aparecer mais. Já fiz fotos em Interlagos, Capuava e Piracicaba. Foram mais de 11 eventos (preciso atualizar a galeria de imagens) e juntando todos, acho que uns 1000 carros participantes.
    Acidentes e “pilotos” inconsequentes, muito poucos. Acho que registrei uns cinco acidentes nestes cinco anos, sendo que somente um mais sério, quando um Corsa GSi capotou na reta oposta.
    Os pilotos se respeitam e também respeitam a pista que andam. A grande maioria tem um certo conhecimento de pilotagem e sabe o que fazer. Os que não sabem, em alguns eventos recebem assistência de um piloto profissional em uma das baterias e só ai é liberado pra andar sozinho.

    Agora, quem não quer “brincar” livremente em um track day, pode andar também nos eventos de Regularidade, onde você escolhe um tempo pré-determinado e tem que fazer uma quantidade de voltas nesse tempo para não ser punido e perder pontos. Quem menos pontos fizer, vence.
    Esse é um evento bem mais light e serve para quem quer curtir sem se preocupar com os carros ultra rápidos que participam dos track days. Esse faço desde 2006 e já foram mais de vinte.

    No meu site tem as fotos de todos os eventos: http://www.velocidadeonline.com.br/fotos/

    PS: garanto diversão nos dois….

    Abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s