Aumento nas taxas da CBA

É gente. Até na Confederação Brasileira de Automobilismo a inflação pegou. Segundo o Código Desportivo do Automobilismo 2012 – Regimento de Taxa, Carterinha de pilotos e outras “coisitas” estão mais caras em relação a 2011.

Continuam com os mesmos valores (sem aumento)

Alteração de data no calendário:
2011 – 10 mil reais
2012 – 10 mil reais

Inclusão de competições internacionais no calendário CBA
2011 – 80 mil dólares
2012 – 80 mil dólares

Inclusão de competições internacionais (extra campeonato Mundial) no calendário CBA
2011 – 50 mil dólares
2012 – 50 mil dólares

Filiação provisória de Federação
2011 – 20 mil reais
2012 – 20 mil reais

Filiação de equipes
2011 – 10 mil reais (pista) e 6 mil reais (Rally)
2012 – 10 mil reais (pista) e 6 mil reais (Rally)

Renovação de equipes CBA
2011 – 3.500 mil reais (Pista) e 2.500 reais (Rally)
2012 – 3.500 mil reais (Pista) e 2.500 reais (Rally)
Taxas com aumento

Inclusão de competição no calendário CBA
2011 – 175 mil reais
2012 – 190 mil reais

Carteira de piloto Master
2011 – 580 reais
2012 – 650 reais

Carteira de piloto Arrancada, Rally, Kart e Velocidade na Terra
2011 – 170 reais
2012 – 190 reais

Carteira de piloto internacional
2011 – 600 reais
2012 – 700 reais

Vistoria para Circuito de Rua
2011 – 22 mil reais
2012 – 25 mil reais

Vamos lá. Os valores, segundo a CBA, ficaram definidos em reunião realizada no dia 17 de novembro de 2011, aprovou as alterações feitas no o regimento de custas e taxas para o ano de 2012 conforme nos Termos do Artigo 24 item d do Estatuto

Fui atrás do Estatuto da CBA para ver o artigo 24 item d. Para saber o por que do aumento. O artigo 24 item d diz:

Art. 24 – À diretoria, além das atribuições já previstas neste Estatuto, compete:

d) aprovar o regimento de custas e taxas;

É. Não explica o porque dos aumentos.

Continuamos. Vamos falar dos itens que tiveram aumento.

Carteiras de pilotos. Segundo muitos, e até eu, a principal fonte de renda da CBA. Em 2010 foram mais de 11 mil pilotos que fizeram carteirinha. Em 2011 não tenho os números.

Inclusão no calendário passou de 175 mil para 190 mil. Não sei porque. A Sprint Race está nascendo este ano e já vai ter que tirar dos bolsos esta quantia acima. E todos os campeonatos são obrigados a pagar esta taxa. Sem pensar muito: Stock Car, GT3, Truck, Brasileiro de Marcas, Linea, Formula Futuro, Mercedes Challenge, Porsche Cup, Porsche Cup Light, Audi, Sprint Race, Fórmula 3. Só aqui são quase 2 milhões e meio de reais.

Investidos onde? Isto porque citei as categorias que vieram a minha cabeça. Deve existir mais.

Carteirinhas. Vamos falar que vamos ter novamente 11 mil pilotos. E que a maioria vai pagar 650 reais. Soma-se mais uns 7 milhões de reais Mas vou chutar para baixo este número porque tem as carteirinhas que “só” custam 190 reais. Então vamos falar 5 milhões.

Estes cinco, ou seis ou sete milhões, mais os 2 ou 3 milhões das categorias, podemos chegar a 10 milhões de reais.

Investidos onde?

Não sei.

Uma coisa eu tenho certeza. Se os preços tivessem mudado para baixo, já tinha pingado muito email da CBA vangloriando o fato. Como aumentou, está quietinha. Deixa lá quieto no site da entidade.

Para quem se interessar abaixo o Codigo Desportivo do Automobilismo 2012 e as taxas.

20120209_CDA_00_Sumario

20120209_CDA_04_Regimento_Taxas

Esse post foi publicado em Automobilismo e marcado , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Aumento nas taxas da CBA

  1. Cintia disse:

    essa CBA hein, quer acabar com o automobilismo, de pouquinho em pouquinho ela vai chegar lá.

  2. Christian disse:

    PEGA LADRÃO!!!
    pIOR QUE QUEM NÃO É DO MEIO PENSA Q ESSA GRANA VOLTA COMO INCENTIVO PARA PILOTOS QUE QUEREM SEGUIR CARREIRA!
    POBRES PAIS…
    OU SERIAM,RICOS PAIS!!

  3. Nameless_one disse:

    Quer acabar nada… já acabou.

  4. Maria Imaculada Packer disse:

    Tudo escondidinho…….Nós pais de pequenos pilotos, que acabam de ingressar neste mundo do automobilismo ficamos assustados, e repetindo a pergunta do Nei: onde é aplicado esse dinheiro? Nos campeonatos duvido, pois até para acompanhar seu filho nos boxes tem que pagar. Então suponho que todas as taxas cobradas durante os campeonatos cobrem os custos. Será que alguem da CBA pode nos informar onde está sendo aplicado este dinheiro? Temos grandes pilotos despontando por aí, não falo só do meu filho, mas de tantos outros que tem talento, será que esse dinheiro não poderia ser aplicado com eles? Conheço alguns ótimos pilotos que tiveram que desistir da vocação por falta de dinheiro. Será que alguém pode me explicar, por que tanta falta de incentivo? Vamos valorizar nossos pilotos que cá entre nós, são grandes talentos, e fazem bonito em qualquer país, em qualquer categoria, e em qualquer equipe!!!!!!!!

  5. Alan Magalhaes disse:

    Por isso dei um quimono, uma raquete e uma bola de vôlei para minha filha. Ela escolhe o esporte que quiser.

  6. William disse:

    Paguei R$ 380,00 para se filiar pelo Maranhão….

  7. Ricardo disse:

    Meu amigo, eleição pra presidente de Federação, e porque não, pra presidente da CBA, devia ser direta.

  8. Fernando disse:

    Cara…mexer com isso é como se fosse limpar uma fossa…cada vez mais mais merda vai aparecendo…o pior é os caras virem no final do ano falando das “conquistas” e crescimento do nosso automobilismo.

  9. Joao disse:

    Onde sera que anda o bandido do valduga? Ja q o assunto eh grana….

Deixe um comentário