No dia 15 de maio vai ser disputado os 1000km de Brasília. A prova é muito tradicional e foi disputada pela primeira vez em 1962. A corrida terá sete horas de duração e, o mais interessante, só pode ser disputada por Protótipos nacionais e Carros de Turismo adquiridos e transformados no Brasil. Ou seja, Ferrari, Lamborghini, Ford GT, etc, não podem competir. Segundo o release, “Com isso, pretende-se valorizar a participação de Carros de Turismo e Protótipos nacionais, que correspondem a mais de 80% dos pilotos de Endurance, e diminuir a diferença de desempenho entre as várias categorias admitidas na corrida. O objetivo é motivar o retorno de dezenas de Equipes que estão paradas e atrair novos participantes para as Provas de Endurance, todos com reais chances de pódio na Geral”.
Vale lembrar. Esta prova não está no calendário do Brasileiro de Endurance da CBA, ou Copa das Federações, como queiram.
É torcer para dar certo e atrair muitos pilotos.
Olha o release da prova:
1000 KM DE BRASÍLIA retorna com novo Regulamento.
10/03/2011
Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF) resgata sua mais tradicional prova de Endurance com Regulamento direcionado a carros nacionais, no próximo dia 15 de maio.
Brasília é uma das poucas cidades do mundo que pode se gabar de ter tido uma corrida de automóveis na sua festa de fundação. A partir daí, a tradição no Automobilismo foi sedimentada com o lançamento dos primeiros “1000 KM DE BRASÍLIA”, em 1962. Nesses 49 anos de história no Automobilismo, Brasília foi o berço de grandes Campeões nacionais e internacionais, vários Preparadores e Chefes de Equipe de renome, além de centenas de pilotos nas mais diversas categorias. É justamente essa história que a FADF e a empresa de eventos BrE vão resgatar.
Com largada “estilo Le Mans” às 10 horas da manhã e aproximadamente sete horas de duração, a prova terá diversas atrações para os fãs de corridas e carros velozes, inclusive uma “Oficina de Pilotagem” para quem quiser vivenciar o que é ser um piloto de verdade. Também haverá diversas atividades para o público nos boxes e na pista do Autódromo de Brasília.
Mas, as maiores novidades são mesmo para os pilotos.
A principal é em relação ao novo Regulamento da Prova, que é destinado apenas aos Protótipos nacionais e Carros de Turismo adquiridos e transformados no Brasil, não havendo categorias para Carros GT ou superesportivos importados.
Com isso, pretende-se valorizar a participação de Carros de Turismo e Protótipos nacionais, que correspondem a mais de 80% dos pilotos de Endurance, e diminuir a diferença de desempenho entre as várias categorias admitidas na corrida. O objetivo é motivar o retorno de dezenas de Equipes que estão paradas e atrair novos participantes para as Provas de Endurance, todos com reais chances de pódio na Geral.
O Regulamento é baseado no do Campeonato Brasileiro, mas com alterações nas categorias admitidas e com regras desportivas que aumentam as chances dos carros de Turismo chegarem ao pódio da Classificação Geral.
O Site Oficial dos 1000 KM DE BRASÍLIA estará no ar na próxima quarta-feira, dia 23 de março, com o Regulamento completo e a novidade de se poder fazer inscrições para a prova totalmente online. A seguir, a definição das 4 categorias admitidas na corrida:
Categoria 1 – SPORT PROTÓTIPO | Peso | Tanque |
1.1 Sport Protótipos Br. (sobrealimentados até 1500 cm³ 8 ou 16 válvulas) | 500 | 80 |
1.2 Sport Protótipos Br. (sobrealimentados de 1501 cm³ até 2000 cm³ 8 ou 16V) | 660 | 100 |
1.3 Sport Protótipos Br. (até 3500 cm³) | 680 | 100 |
1.4 Sport Protótipos Br. (acima de 3500 cm³ até 4000 cm³) | 850 | 100 |
1.5 Sport Protótipos Brasileiros (acima 4000 cm³) | 950 | 100 |
Categoria 2 – SPORT PROTÓTIPOS ASPIRADOS | Peso | Tanque |
2.1 Sport Protótipos Brasileiros (até 1500 cm³ 8 ou 16 válvulas) | 460 | 80 |
2.2 Sport Protótipos Brasileiros (de 1501 até 2100 cm³ 8V) | 600 | 80 |
2.3 Sport Protótipos Brasileiros (de 1501 até 2100 cm³ 16V) | 620 | 80 |
Categoria 3 – TURISMO/SILHOUETTE
– sobrealimentados ou aspirados acima de 2501cm – |
Peso | Tanque |
3.1 até 2500cm³ sobrealimentado | 900 | 100 |
3.2 acima de 2500 cm³ até 3500 cm³ | 950 | 100 |
3.3 acima de 3500 cm³ até 4500 cm³ | 1000 | 100 |
3.4 acima de 4500 cm³ | 1100 | 100 |
Categoria 4 – TURISMO ASPIRADO | Peso | Tanque |
4.1 até 1600 cm³ | 750 | 80 |
4.2 acima de 1600 cm³ até 2000 cm³ | 800 | 80 |
4.3 acima de 2000 cm³ até 2500 cm³ | 850 | 80 |
DIVULGAÇÃO
1000 KM DE BRASÍLIA 2011
Agora eu vi vantagem!!!
Tessari, que legal você publicar na íntegra o release. Conheço o pessoal envolvido no projeto e são pessoas com muito foco e certamente farão um excelente evento. Vamos tuitar a valer. Além de atrair pilotos para a prova em si, eles planejam uma Oficina de Pilotos. Evento sustentável em todos os sentidos, além de incentivas gerações futuras para manter a tradição do automobilismo, me parece que vão neutralizar a emissão de CO2 com a plantação de árvores no autódromo.
Abraços,
Pedro Silva
@wwwpedro
acho que essa prova já tá virando mico como todas as demais provas de endurance dos ultimos 3-4 anos…. e principalmente as de 2011 que até agora nenhuma aconteceu.
o site era pra estar no ar no dia 24, ontem… e até agora nada !!!!